Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2020

Parque Nascentes do Ribeirão Colônia é entregue pela Prefeitura

Primeiro parque urbano de Parelheiros tem 110.685,40 m²

Conhecida por sua vocação agrícola, a região de Parelheiros, na Zona Sul, ganhou no domingo, dia 2 de fevereiro, o seu primeiro parque urbano: o Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, inaugurado pela Prefeitura e localizado entre os bairros de Parelheiros e da Colônia, no extremo sul da capital paulista.

“É um orgulho e um sonho para a Prefeitura inaugurar o primeiro parque urbano de Parelheiros. A área do parque será destinada à Escola de Agroecologia e ao Espaço Teia. Vamos ajudar a cuidar do que é nosso”, destacou Rodrigo Ravena, chefe de gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

A área do Parque Nascentes do Ribeirão Colônia tem 110.685,40 m². O local, antigamente, era um clube de funcionários que, após várias tratativas, foi transferido ao município. Também serão promovidas atividades de agroecologia, em parceria com o projeto Ligue os Pontos (SDMU), Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ (SVMA), Fundatec e Ade Sampa, que fomentarão ações ligadas à sustentabilidade e à produção rural. A sua obra de implantação, considerada 1ª fase, começou no final de 2018 e aconteceu durante o primeiro semestre de 2019.

O local conta com equipamentos característicos de um parque urbano, com opções para a prática de esportes e para o lazer. Além disso, incorpora recursos que valorizam as belezas naturais à volta, como a contemplação de seus lagos.
As atividades de agroecologia fazem parte de uma rede em parceria com o projeto Ligue os Pontos, UMAPAZ e Fundatec que fomentarão ações ligadas à sustentabilidade e à produção rural.

Agronegócios
Para apoiar a agricultura orgânica familiar, que reúne mais de 350 propriedades rurais nessa região, o parque oferecerá uma plataforma física – parte do programa TEIA. Trata-se de um espaço gratuito de trabalho colaborativo, organizado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Essa unidade procurará potencializar os empreendedores, produtores agrícolas, distribuidores e consumidores de alimentos da região. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Parque Nascentes do Ribeirão Colônia
Funcionamento: de segunda a domingo
Horário: das 7h às 18h
Endereço: Estrada da Colônia, 2.500