Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 | Horário: 10:51

Parceria com Avon prevê ações de conscientização sobre câncer de mama e violência doméstica

Empresa também fará doação de mais de 40 mil livros para espaços públicos de leitura
797767-Coletiva de Imprensa com Avon

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (21) uma parceria com a empresa de cosméticos Avon e o Instituto Avon para doações de livros e eventos de conscientização sobre o câncer de mama e combate à violência doméstica. O acordo prevê investimentos de cerca de   R$ 2,8 milhões beneficiando, em especial, as mulheres da cidade, em projetos realizados por meio de parceria com as secretarias municipais de Cultura, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Investimento Social, Assistência e Desenvolvimento Social e do Verde e do Meio Ambiente.

A Avon fará a doação de 40 mil livros para bibliotecas e outros espaços públicos de leitura, ampliando o acervo de 54 bibliotecas e contribuindo com o programa Biblioteca Viva, da Secretaria Municipal de Cultura. A empresa é revendedora de livros por meio do folheto Moda&Casa, que dispõe de uma variedade de títulos das mais diversas áreas.

A parceria também prevê a inserção, na agenda oficial da cidade, de dois eventos realizados pelo Instituto Avon, organização referência no combate ao câncer de mama e à violência doméstica. O primeiro é o projeto Giro pela Vida, que será realizado no Parque Ibirapuera durante o Outubro Rosa - mês em que, globalmente, acontecem ações de conscientização sobre o câncer de mama.

O evento levará informação e conscientização por meio de oficinas e atividades de lazer, entre elas o famoso giro na roda gigante cor de rosa, além de oferecer exames de mama. A Avon também irá apoiar a realização de uma pesquisa inédita que analisa diferentes aspectos da incidência do câncer de mama no município, visando apoiar a Prefeitura no processo de formulação de políticas públicas para este tema.

O outro grande evento de conscientização é o Fórum Fale sem Medo, que apresentará pesquisas e palestras nacionais e internacionais sobre o combate à violência doméstica. "O combate à violência contra a mulher sempre será tratado como prioridade na minha gestão. A iniciativa da Avon fortalece nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todas as mulheres que vivem na cidade de São Paulo", diz o prefeito João Doria.

Outra importante ação será a confecção de um guia de orientação para mulheres vítimas de violência. O guia será distribuído nos equipamentos da Prefeitura e divulgará os serviços públicos para atendimento e apoio a mulheres em situação de violência. Mulheres com esse perfil também serão as beneficiárias de um curso piloto de empreendedorismo que utiliza a beleza como metodologia para a promoção da autoestima e do fortalecimento de vínculos. O piloto atenderá mulheres dos Centros de Cidadania da Mulher de Santo Amaro, Parelheiros e Capela do Socorro.

A parceria também inclui uma ação de apoio à população adulta em situação de rua por meio de oficinas que fortaleçam a autoestima e o resgate de cidadania dos participantes. Inicialmente, a oficina será ministrada para mulheres e transgêneros. “Somos entusiastas das parcerias público-privadas para potencializar as ações que fortalecem as mulheres e aceleram o processo de igualdade de gênero. Temos uma ligação muito grande com esta cidade e com a mulher paulistana, pois foi nesta cidade que a Avon chegou, em 1958. Elas são a nossa funcionária, a nossa revendedora, a nossa consumidora”, diz David Legher, presidente da Avon.

Sobre a Avon
Empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos.

Sobre o Instituto Avon
Criado há 14 anos, o instituto é uma organização ligada à Avon, empresa privada que mais investe financeiramente em ações voltadas à mulher no Brasil. Até dezembro de 2016, foram investidos pela Avon R$ 137 milhões em 257 projetos e ações focados na superação de dois dos principais desafios à plena realização da mulher: a detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento à violência contra a mulher.