Segunda-feira, 10 de Junho de 2019

Parcão do Parque Buenos Aires é reaberto após revitalização

Horário: 00:00
Espaço destinado aos cães sofreu intervenções importantes para o convívio entre os frequentadores e seus animais de estimação
1403050-ParCão - Parque Buenos Aires

A cidade de São Paulo recebeu mais um espaço de recreação para cães. Foi reaberta em maio deste ano uma nova área dedicada aos frequentadores do Parque Buenos Aires. O cachorródromo, batizado de “ParCão”, foi revitalizado com o apoio da marca Petz, visando melhorar as condições daquela área que, anteriormente, era toda em terra batida.

“Antes da reforma era bom, mas agora ficou muito melhor. Os cachorros têm mais conforto e ficam mais seguros”, disse o frequentador Rafael Menezes.

A reforma envolveu a execução de uma rede de drenagem e a troca do alambrado. O portão de acesso foi substituído por portões duplos, com espaço para clausura, com o objetivo de aumentar a segurança dos animais durante os acessos ao Parcão. A parte superior foi recoberta por grama e a inferior com pedriscos. O projeto contemplou ainda uma caixa de areia para recreação animal.

A alameda que conduz o animal desde o portão de acesso até o circuito inteiro do ParCão foi cimentada, sendo rodeada por guias de tijolos. Esse caminho também conduz ao bebedouro, cujo revestimento foi substituído. As peças hidráulicas originais foram trocadas por modelos anti-vandalismo e que também economizam água.

“O médico me mandou caminhar mais, então aproveito para sair com o Lupy e ele sempre pede para entrar aqui. É só virar a esquina que ele já fica todo feliz. Sinal que ele gosta mesmo”, disse Adelaide Soares.

O alambrado foi substituído e duas novas lixeiras foram instaladas. No canteiro central foi plantada a forração da espécie singônio, que também aparece no paisagismo do canteiro externo, juntamente com a grama preta.

O espaço é gratuito. As restrições aos "ocupantes caninos" são as de cunho legal:, pois conforme exige a Lei nº 11.531, de 11/11/2003, raças consideradas mais agressivas, como mastim napolitano, pitbull, rottweiller, american stafforshire terrier e animais com raças derivadas das indicadas devem usar focinheira.

“Eu gosto de vir aqui pela manhã, porque assim ela (Frida) já cansa e passa a tarde relaxada enquanto eu trabalho”, afirmou a designer Gabriela Costa.

Também devem ser observadas algumas regras básicas como por exemplo: o recolhimento rápido das fezes dos cachorros para diminuir a possibilidade de uma eventual contaminação do solo. O cão também deve ter carteira de vacinas em dia, ser tratado com antipulgas e anticarrapatos.

“É sempre bom ter espaços assim, pois você não só estimula a convivência entre os cães como também incentiva as pessoas a terem um bichinho para usar um espaço que é bem cuidado”, disse o passeador de cães Ronaldo Siqueira.

Dicas importantes:

• Os donos são legalmente responsáveis pelas ações e comportamentos dos seus cães, em todos os momentos.
  • Ao entrar ou sair do espaço, os cães devem estar presos à guia.
  • Não são permitidos filhotes de até quatro meses, fêmeas no cio e cães agressivos.
  • Evite passear com os bichinhos nos horários de sol forte. O asfalto pode queimar a patinha deles.
  • Não são permitidos adestradores realizando atividades comerciais.
  • Não é permitido entrar com alimentos, tanto para cães como para seus donos.
  • Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto.
  • De acordo com a Lei 13.131/2001, regulamentada pelo Decreto nº 41.685/2002, todo proprietário de animal é obrigado a vacinar seu cão ou gato contra a raiva.
  • Além disso, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, eles devem obrigatoriamente usar coleira e guia. Em caso de descumprimeto dessa regra, o infrator está sujeito a multa de R$ 100 (cem reais), por animal.
  • A mesma lei obriga o condutor de um animal a recolher o cocô das ruas e proíbe a permanência de animais soltos, bem como toda e qualquer prática de adestramento em vias e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público.

ParCão do Parque Buenos Aires
Avenida Angélica, 1500
Aberto diariamente, das 6h às 19h

Outros cachorródromos pela cidade:

• Praça Antonio Borges de Almeida (Chácara Klabin)
  • Praça Cidade de Milão (ao lado do Ibirapuera)
  • Praça Ayrton Senna (Modelódromo do Ibirapuera)
  • Praça Nossa Senhora Aparecida (Moema)
  • Praça Rosa Alves da Silva (Vila Mariana)
  • Praça Giordano Bruno (Chácara Klabin)
  • Praça Pereira Coutinho (Vila Nova Conceição)
  • Praça Roosevelt