Domingo, 23 de Junho de 2019 | Horário: 18:26

Parada do Orgulho LGBTQ+ movimenta Avenida Paulista no domingo

Prefeito prestigiou evento e visitou exposição Cartoons da Diversidade, promovida por ONG
1254112-23ª Parada do Orgulho LGBT+

A capital recebeu a 23ª edição da Parada do orgulho LGBTQ+ neste domingo (23). O evento começou por volta das 10h da manhã, na Avenida Paulista. Os 19 trios elétricos passaram pelo tradicional ponto da cidade e desceram a Rua da Consolação.

O prefeito Bruno Covas esteve na região do vão do Masp, prestigiando a festa. “A Parada é importante para que São Paulo possa celebrar a sua diversidade. É muito significativo que no mesmo feriado em que temos a Marcha para Jesus tenhamos também a Parada do Orgulho LGBTQ+”, comentou Bruno Covas.  “E para que a gente possa respeitar os direitos humanos e ter uma São Paulo que celebre essa diversidade, a cidade ajuda a organizar uma parada como esta”, explicou. “No ano passado tivemos uma receita para o município de R$ 288 milhões, isso significa que esses recursos foram injetados no turismo, nos hotéis, no restaurante e a expectativa é ter um número ainda maior este ano”, afirmou. “De qualquer forma, muito além dos recursos, o ganho para a cidade está em mostrar para o Brasil e o mundo que São Paulo celebra a diversidade e quer ser referência no que diz respeito aos direitos humanos”, finalizou.

Esperamos que cada vez mais as empresas tenham  menos preconceitos e possam ajudar em eventos como este. Neste ano temos alguns patrocinadores para os trios elétricos. A cidade aposta no evento porque o retorno em geração de emprego e renda é alto. Eventos como este, como a Fórmula 1, como a Virada Cultura, são vistos como estratégicos na geração de emprego e renda para São Paulo”, disse.

Covas também visitou a Exposição “Cartoons da Diversidade”, no Parque Mário Covas, promovida pela Agência de Notícias da AIDS. Antes, lembrou que São Paulo assinou o acordo de Paris, do Fast-Track Cities, para que a cidade possa ser referência no combate ao vírus da AIDS. Ao longo da Semana do Orgulho LGBTQ+ foram distribuídos 2 milhões de preservativos pela cidade. O acordo envolve o compartilhamento de experiências. “Se dá certo numa cidade com 12 milhões de habitantes, dá certo em cidades no Brasil e no mundo a fora”, declarou.

A Parada do Orgulho LGBTQ+ deste ano teve como tema os 50 anos de Stonewall, manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn, em 1969. Entre as atrações que subiram nos trios elétricos estavam Iza, Aretuza Lovi, Gloria Groove, Luiza Sonza, Lexa e Mc Pocahontas.

Os semáforos na Avenida Paulista ganharam ícones especiais  até este domingo, em celebração à diversidade na cidade.