Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:58

O que é, sintomas e causas da Síndrome de Burnout

Esgotamento mental relacionado ao ambiente de trabalho acarreta uma série de prejuízos à qualidade de vida

Exaustão extrema, estresse, fadiga e ansiedade são alguns sintomas clássicos da Síndrome de Burnout, um quadro complexo de esgotamento mental que está diretamente relacionado ao ambiente de trabalho, podendo ser ocasionado por conta de longas jornadas, perda do sentido nas atividades, ambiente competitivo e sobrecarga de tarefas.

Além disso, outros sinais comuns incluem sentimentos como despersonalização, ausência de realização e prazer nas atividades profissionais, bem como mudanças de comportamento como distanciamento ou isolamento social, diminuição da capacidade empática e da autoestima. A pessoa também pode notar alterações dos hábitos alimentares, da rotina do sono e possível ocorrência de manifestações físicas como dores de cabeça e tensão.

Estudos apontam que a incidência da síndrome é maior em trabalhadores da área da saúde e educação. No entanto, é importante ressaltar que qualquer pessoa exposta a atividades que exigem envolvimento intenso, pressão em decorrência do volume de trabalho, tarefas repetitivas e sem sentido, prazos limitados e sensação de insegurança, podem desencadear um quadro de burnout.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é realizado com base nos sintomas e na avaliação do contexto em que cada pessoa está vivenciando. Essa avaliação pode ser realizada pelas equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

É fundamental que o tratamento se dê de forma integral, orientado por um projeto terapêutico singular (PTS), com foco tanto nas questões psíquicas como nos sintomas físicos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de ações de conscientização sobre a Síndrome de Burnout, uma vez que muitas pessoas que sofrem não têm consciência da relação dos sintomas com o desempenho laboral. Dessa forma, é essencial discutir medidas de bem-estar, segurança e, se necessário, promover a reorganização do ambiente e das rotinas de trabalho, a fim de amenizar a exposição aos fatores de risco.

Os endereços de todas as UBSs e demais equipamentos de saúde da capital estão na página do Busca Saúde.