Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021 | Horário: 17:15

Número de doses aplicadas da vacina contra Covid-19 passa de 612 mil na capital

Balanço contabilizado até terça-feira (23) aponta que 479.071 pessoas receberam a primeira aplicação e 133.629 já tomaram a segunda dose

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o número de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na cidade de São Paulo passa de 612 mil. Dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde apontam que até terça-feira (23), 479.071 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 133.629 já tomaram também a segunda aplicação, totalizando 612.700 doses aplicadas na cidade.

Entre os idosos de 85 a 89 anos, já receberam a primeira dose 70.318 e, até esta segunda-feira (22), 3.073 a segunda dose. O público com mais de 90 anos totaliza 46.042 pessoas com a primeira aplicação realizada. Na faixa dos 85 a 89 anos, até esta segunda-feira, 3.787 receberam a segunda dose do imunizante.

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município até o momento:

• Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, abrigadas em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas;
  • Quilombolas (previsto no PNI, mas não há comunidades quilombolas no município de São Paulo);
  • Idosos (com mais de 85 anos - a partir de 11/02/2021);
  • Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);
  • Trabalhadores da saúde (grupos elegíveis definidos de acordo com instrutivos da página Vacina Sampa;
  • Profissionais sepultadores, veloristas, cremadores e condutores de veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Todas as salas de vacinação das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis na página Vacina Sampa.

Para agilizar o atendimento e evitar aglomerações, a recomendação é o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). A ação economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Saiba mais sobre o pré-cadastro aqui.

A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

UBSs com sistema drive-thru
Horário: 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBSs da capital.

AMAS/UBSs Integradas
Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Cinco drive-thrus
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)

2. Arena Corinthians (Zona Leste)