Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2021

Novo site ajuda MEIs a emitirem nota fiscal eletrônica

Horário: 00:00
Endereço oferece passo-a-passo simples para ajudar microempreendedores individuais a lidar com NFS-e

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e em parceria com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (via (011)lab - Laboratório de Inovação em Governo), lança nesta segunda-feira (01/02) um site para ajudar os Microempreendedores Individuais (MEIs) a emitirem notas fiscais eletrônicas de serviço (NFS-e). O endereço é https://www.emitir-nota-fiscal-mei.prefeitura.sp.gov.br/.

Após um amplo estudo sobre MEIs da cidade de São Paulo e suas principais dificuldades com a emissão da NFS-e, a Prefeitura decidiu criar um site com informações rápidas, práticas e simples para ajudar a emitir corretamente as notas fiscais. No site, é possível ter visão geral do processo para a emissão de NFS-e, com detalhamento (cartilha e vídeos) de todas as etapas necessárias.

"Um dos desafios da administração pública é melhorar sempre o atendimento aos cidadãos. Na Secretaria da Fazenda buscamos facilitar as relações com os munícipes e modernizar nossos procedimentos, com uso cada vez mais massivo de tecnologia da informação. O lançamento deste site voltado aos MEIs faz parte deste compromisso, auxiliando os pequenos empreendedores do município", explica Guilherme Bueno de Camargo, secretário municipal da Fazenda.

As demandas dos MEIs, aliás, foram o ponto central para a criação deste novo endereço. "Para desenvolver essa solução, ouvimos quem está na ponta: os microempreendedores. Esse é o caminho para buscarmos melhorar a experiência de quem precisa do serviço. A inovação aplicada serviu para simplificar e dar agilidade ao processo de emissão das notas", diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Desenvolvimento do serviço

Para chegar ao novo site, a equipe da Prefeitura de São Paulo aplicou ferramentas de design de serviços como a Jornada do Usuário. Para isso, consultou mais de 2 mil MEIs para identificar suas necessidades e dificuldades no processo de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Além disso, microempreendedores foram convidados a testar algumas soluções pensadas pela equipe, garantindo que o novo site resolva um dos principais problemas dos usuários sobre o serviço, que é a disponibilidade de informações simples e detalhadas sobre o processo de emissão de nota fiscal eletrônica.