Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

Novo processo de adoção muda a história de 52 animais

Lista com animais aguardam há anos por um lar pode ser consultada pela internet e visitas são agendadas pelo 156

O processo para adotar um amigo continua na cidade. Frente a Pandemia por covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foi suspensa. No entanto, a Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) se adaptou para o período de isolamento social e já mudou a vida de 52 animais, que foram adotados durante os meses de abril e maio.

Mais de 200 animais (entre cães, gatos, cavalos e porcos) ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de dez anos. O processo de adoção é simples. O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3676). Ali mesmo você encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações sobre os animais disponíveis para adoção.

“O Centro de Adoção continua funcionando, mas com horário agendado e agora com esta nova opção pelo 156. Temos muitos animais aqui que esperam há anos por uma família e esta pode ser mais uma oportunidade. Conheça nossos animais e nos ajude divulgá-los”, disse a coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier.

Costelinha, aguarda por um lar desde 2010

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da COSAP irá avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor conheça o seu novo amigo.

Confira abaixo as listas e a imagens:

No dia agendado para interação e conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado. O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado à rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2, no bairro de Santana, mas voltamos a dizer, enquanto a pandemia durar, o local receberá apenas essas visitas agendadas.

Todos os animais disponíveis para adoção estão castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Sou o Abóbora estou no Centro de Adoção há 4 anos, mas não perdi a esperança de encontrar um lar.Perdi um grande amigo há pouco tempo e tenho me sentido muito só.

Guarda Responsável
Quando uma pessoa opta pela adoção de um cão ou gato, consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, promovendo a guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho.

Documentos a serem apresentados para a adoção:

• RG e CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Levar coleira (no caso de adoção de cães) ou caixa de transporte (no caso de gatos) para o transporte seguro do animal.
  • Taxa de R$ 25,50 por animal adotado.

Adoção:
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia. Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Vantagens de adotar um animal adulto:

• Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças