Terça-feira, 13 de Agosto de 2019 | Horário: 18:18

Novo hospital Pérola Byington será construído em terreno cedido pela Prefeitura

Doação representará economia de R$ 4,5 milhões aos cofres públicos. A futura unidade, na Avenida Rio Branco, no Centro, será totalmente entregue dentro de 36 meses
707171-Inicio das obras do novo Hospital Perola Byington.

O prefeito Bruno Covas vistoriou nesta terça-feira (13), ao lado do governador João Doria,  o início das obras do novo Hospital Pérola Byington na Avenida Rio Branco, região da Nova Luz, Centro da cidade. O imóvel será construído em terreno  doado pela Prefeitura ao Governo do Estado.

A nova unidade hospitalar será edificada por meio de uma parceria público privada (PPP) , que terá a duração de 20 anos.  No total, serão investidos R$ 307 milhões nas obras, sendo R$ 184 milhões pelo BNDES e R$ 123  milhões pela empresa parceira, a Inova Saúde.

“Esta é mais uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. E este local é o mais adequado para avançarmos na recuperação desta região, que teve início com a PPP (parceria público-privada) habitacional do estado de São Paulo. Aqui, próximo da Nova Luz, também vamos inaugurar , em breve, um CAPS 4,  o primeiro do país, para tratar dependentes de álcool e drogas”, declarou o prefeito Bruno Covas.

Para o governador João Doria, a unidade hospitalar significa a realização de um sonho dele e do prefeito Bruno Covas.

“Esta hospital, além de ser uma realização nossa, justiça seja feita, também é do governador Geraldo Alckmin e do (ex-secretário)  Davi Uip. As circunstâncias , às vezes, dificultam que o prazo que todos nós desejamos seja cumprido na velocidade que queremos. Este novo prédio vai trazer, também, revitalização  para toda esta região. Não é só uma questão de saúde, é a recuperação da Nova Luz”, declarou o governador João Doria.

A previsão é que o Pérola Byington da Avenida Rio Branco  esteja funcionando integralmente em 2022. Tanto a desativação dos setores do antigo endereço, no bairro da Bela Vista, como a ativação do novo local serão realizadas parcialmente e devem ser iniciadas no próximo ano.

Áreas de medicina nuclear e radioterapia

Quando pronto, o novo hospital contará com 44,4 mil m² de área construída. A unidade irá oferecer 162 leitos SUS, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O prédio terá um centro de diagnóstico 60% maior  em relação ao atual, 14 salas de centro cirúrgico e seis salas de cirurgia ambulatorial.  Referência em atendimento ginecológico, oncológico e às vítimas de violência sexual, o local terá, ainda, áreas de medicina nuclear e tratamento de radioterapia para mulheres com câncer.

Estima-se o aumento de 160% no número de cirurgias oncológicas e endoscopias, chegando a 5,2 mil procedimentos, o que colocará o novo Pérola Byington como o maior  serviço público nacional de atenção a pacientes com endometriose.

A capacidade de atendimento ambulatorial também aumentará de 8 mil para 12,6 mil atendimentos. Será mantida a a assistência em especialidades ofertadas atualmente como mastologia, câncer ginecológico, endometriose, reprodução humana, violência sexual, ginecologia de alta complexidade e patologia de trato genital. A previsão é de que o Pérola Byngton amplie em 60% o número de consultas e ciclos de quimioterapia, chegando a 12 mil e 30 mil por mês, respectivamente.

Atendimento às vítimas de violência sexual

O setor de atendimento ás vítimas de violência sexual será ampliado no novo endereço. O foco será o atendimento humanizado a mulheres adultas e crianças por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais.

Administrado pela gestão estadual, o Hospital Pérola Byington funciona no bairro da Bela Vista, em um terreno alugado.  São pagos R$ 380 mil mensais pelo Governo do Estado pela locação. totalizando R$ 4,5 milhões anuais.

A construção do hospital foi anunciada em 2013,  ainda na gestão do governador Geraldo Alckmin.  A obra teve início agora, depois de resolvidos  todos os entraves burocráticos que retardaram a edificação do hospital.