Sábado, 6 de Junho de 2020

Novo Hospital Municipal Guarapiranga amplia rede de atendimento da capital

Horário: 00:00
Unidade somará 140 leitos de UTI e 23 de internação ao enfrentamento da pandemia. Passado o surto, será o primeiro da rede municipal especializado no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados prolongados
1104134-Inauguração do Hospital Municipal Guarapiranga

A Prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (6) o Hospital Municipal Guarapiranga. Inicialmente, o local funcionará como um equipamento de retaguarda para a região Sul da capital, com atendimento exclusivo de pacientes com síndrome respiratória confirmados com covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus).

“Este é o oitavo hospital que a Prefeitura inaugura. Um equipamento que estava fechado desde 2017. Com a epidemia ele está exclusivo para o atendimento dos pacientes confirmados, mas passando este período, a expectativa é que ele volte a sua ideia original para funcionar como um hospital de retaguarda”, disse o prefeito Bruno Covas

Nesta fase inicial, serão 30 leitos de UTI e 10 de internação. Nos próximos dias, outros 40 leitos serão equipados para entrarem em operação e até a primeira quinzena de julho serão 140 leitos de UTI.  Passada a pandemia de coronavírus, o Hospital Municipal Guarapiranga será o primeiro da rede especializado no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados prolongados.

“A nossa expectativa é que ele funcionasse como um hospital de retaguarda para poder cuidar de pacientes crônicos, que utilizam durante muito tempo leitos de UTI [Unidades de Terapia Intensiva], e que as vezes impedem a Prefeitura de fazer novas cirurgias por falta de leitos. Assim esses pacientes poderão vir para cá, ficam aqui até a estabilização total, liberando os leitos dos hospitais para continuarmos com as agendas de cirurgias”, explicou o prefeito.

Nos dois primeiros andares, estão localizados os leitos, farmácia e toda a estrutura pronta para receber os pacientes.  A Unidade contará com 1.001 profissionais, entre equipe administrativa, gerencial e multiprofissional, além dos médicos plantonistas.

O Hospital Guarapiranga está localizado na Estrada do Riviera, 4.742. Para atender a população, a SPTrans prolongou itinerário da linha 6028/10 que permitirá maior proximidade ao hospital.

Enfrentamento a pandemia
Para enfrentar a covid-19, a Prefeitura de São Paulo conta com 34 unidades que, juntas, somam 1.178 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença, além dos dois hospitais de campanha que atendem casos de baixa e média complexidade, podendo chegar a 2.000 leitos operacionais.

Serviço:
Hospital Guarapiranga