Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 19:38

Nova UPA desafoga atendimento no Hospital do Tatuapé

Unidade de Pronto Atendimento Tatuapé tem capacidade para atender 15 mil pacientes por mês

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II Tatuapé entrou em atendimento no dia 1º de outubro. Além de concentrar os atendimentos de complexidade intermediária, o equipamento de saúde na Zona Leste ainda vai desafogar o Hospital Municipal do Tatuapé e substituirá a AMA Hospitalar Dr. Carmino Caricchio, que funcionava anexa ao HM.

Com a abertura da UPA 24 horas, a 15ª da cidade de São Paulo, a Prefeitura amplia o atendimento mensal de 11 mil para 15 mil pacientes na unidade. Também aumenta a oferta de profissionais da saúde de 150 para 280, um ganho para a população que procura serviços de urgência e emergência, Raios-X, Eletrocardiograma e exames laboratoriais. A unidade também oferece leitos de observação adulto e infantil.

Por mês, a UPA poderá realizar mais de 9.600 atendimentos de clínica médica, 1.960 de pediatria, administrar 18 mil medicações e fazer 5.800 exames de Raios-X e mais de 5 mil coletas de exames laboratoriais. A UPA Tatuapé possui dois andares: térreo (área assistencial) e primeiro pavimento (setor administrativo) e será administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

A Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências e é destinada aos casos de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.

As obras de adequação da unidade foram executadas em pouco mais de dois meses e incluíram pintura das salas, portas, janelas, grades, manutenção do piso, manutenção de parte elétrica e hidráulica e de rede pluvial.

Também foram efetuadas troca de luminárias, reparo nas trincas das paredes e solo, colocação de lixeiras e portões. O investimento total foi de R$ 3.475.038,17, uma parte para reforma (R$ 643.579,67) e outra para aquisição de equipamentos e mobiliário (R$ 2.831.458,50). O custeio mensal da UPA está estimado em R$ 3.138.783,82.

UPA II Tatuapé

Endereço: Avenida Celso Garcia, 4.974