Terça-feira, 13 de Março de 2018

Nova UPA 24h qualifica o pronto atendimento na região de Santo Amaro

Horário: 00:00
Urgências e emergências em clínica médica, pediatria, ortopedia e psiquiatria estão sendo atendidas na nova unidade desde 5 de março
1008114-20180313_Inauguracao_da_UPA_Santo_Amaro_LG_1.jpg

O prefeito João Doria e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, visitam nesta terça-feira (13) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Santo Amaro, na Zona Sul, localizada na Rua Carlos Gomes, 661. Desde 5 de março, urgências e emergências em clínica médica, pediatria, ortopedia e psiquiatria estão sendo atendidas nesta nova unidade.

“Era um anseio da população ter uma estrutura como esta. A unidade anterior funcionava dentro da Santa Casa e não tinha condições ideais. Agora realmente nós temos um equipamento de acordo com as necessidades da população”, disse o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara.

A unidade substitui o antigo pronto-socorro Municipal Dr. José Sylvio de Camargo, que, por mais de quatro anos, esteve locado de forma provisória dentro da Santa Casa de Santo Amaro, devido à desapropriação de prédio municipal para obras de expansão do Metrô.

Além da mudança física, o equipamento passou a ser gerenciado pela Organização Social Santa Catarina - Associação Congregação de Santa Catarina. A nova instalação fica a pouco mais de 550 metros de distância do antigo endereço e oferece infraestrutura mais moderna e adequada para os atendimentos de urgência e emergência, trazendo conforto para os usuários e condições mais adequadas para os profissionais de saúde.

O andar administrativo do novo prédio ainda está em obras. Quando totalmente finalizado, ele terá quatro andares. Já funcionam nos três andares prontos as salas para consultas médicas, medicação, inalação e realização de sutura, curativo e gesso, além de salas para observação (adulto, infantil e psiquiatria). A UPA conta também com 11 leitos adultos, três de emergência, cinco pediátricos e 11 psiquiátricos – antes eram nove leitos psiquiátricos.

Além disso, ela oferece raio-X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, imobilização ortopédica, vacina antitetânica e atendimento antirrábico humano (neste  caso específico, referência para toda a região Sul).

Para a reforma e adequação estrutural do prédio, foram investidos R$ 1,2 milhão, além de outros R$ 710 mil para aquisição e modernização dos equipamentos. Vale ressaltar que estão previstas outras melhorias para a unidade, como a adaptação do prédio para receber uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Em relação ao quadro de funcionários, no plantão diurno a UPA Santo Amaro conta diariamente com 10 profissionais médicos, sendo quatro clínicos, dois pediatras, dois ortopedistas e dois psiquiatras. Já o plantão noturno, são dois clínicos, totalizando oito profissionais.

A UPA é referência para vários equipamentos de saúde da região de Santo Amaro e Cidade Ademar e, na área de Saúde Mental, para as regiões de Capela do Socorro e Parelheiros. Cerca de 680 mil pessoas serão beneficiadas pela unidade.

Serviço:
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro - Dr. José Sylvio de Camargo