Notícias

Nova UBS começa a ser construída no Grajaú

Unidade contará com oito equipes médicas, oito de Estratégia Saúde da Família (ESF) e três de odontologia, além de outros serviços como farmácia

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (27), o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Grajaú, na rua Alziro Pinheiro Magalhães, 578, Parque São Miguel, Zona Sul da cidade.  As obras e as parcerias foram viabilizadas pela Secretaria Especial de Investimento Social.

“A expansão das UBSs na cidade de São Paulo, principalmente nas áreas periféricas, já está prevista. Esta UBS irá operar com o que há de melhor em termos de tecnologia, de imagem, de consultórios, inclusive odontológico”, disse o prefeito João Doria

O local contará com oito equipes médicas, oito de Estratégia Saúde da Família (ESF) e três de odontologia, além de outros serviços como farmácia, que farão o acompanhamento das pessoas que serão tratadas na UBS. O custeio e equipamento da unidade ficará por conta da administração municipal.

“Essa deve ser a UBS mais moderna da cidade, totalmente equipada, que atenderá uma população carente de cerca de 30 mil pessoas, que aguarda um atendimento médico adequado há muitos e muitos anos”, afirma o secretário especial Cláudio Carvalho.

A UBS Grajaú será construída em uma área de 1.200 m², cedida pelo Instituto Anchieta Grajaú (IAG), por contrato de comodato com duração de dez anos. As edificações, orçadas em R$ 3 milhões, não terão custo para a administração municipal, pois serão viabilizadas pela Libercon Engenharia, e a entrega está prevista para final de fevereiro. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade. O projeto do imóvel foi doado pelo arquiteto Roberto Loeb, presidente do Conselho Deliberativo do IAG.

“A população do Grajaú será a principal beneficiada com mais esta Unidade Básica de Saúde, viabilizada graças a vários parceiros da Prefeitura”, afirma o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.

A UBS Grajaú fará parte do Distrito Administrativo (DA) Grajaú, que conta com uma população de 381.277 pessoas, segundo informação do Serviço Estadual de Análise de Dados (SEADE) 2017.  Daquela região fazem parte outras 12 UBS: Gaivotas, Jardim Castro Alves, Jardim Eliane, Jardim Mirna, Jardim Três Corações, Parque Residencial Cocaia, Varginha, Chácara do Conde, Alcina Pimentel, Chácara Santo Amaro, Chácara do Sol e Jardim Novo Horizonte. 

Instituto Anchieta Grajaú

O Instituto Anchieta Grajaú é uma instituição filantrópica que recebe cerca de 600 crianças, adolescentes e jovens. No local, são realizadas atividades que complementam as práticas escolares de cada faixa etária.

O IAG foi fundado há 23 anos, com o objetivo de ajudar pessoas que ficam à margem do acesso à moradia, à educação e às artes. Na área da educação infantil, desenvolve ações com brinquedos, brincadeiras, cantigas e desenhos, baseadas com base no patrimônio material e imaterial da cultura brasileira.

No programa infanto-juvenil e também no que é dirigido para a juventude são realizas práticas voltadas para arte, cultura, esportes, conscientização ambiental e profissionalização, no caso dos mais velhos.