Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 | Horário: 11:33

Nota sobre a circulação da frota de ônibus e a coleta de lixo em São Paulo

O rodízio de veículos e as restrições à circulação de caminhões estão suspensos; coleta de resíduos domiciliares está prejudicada

A Prefeitura de São Paulo informa que, no pico da manhã desta sexta-feira, 25, circularam na cidade de São Paulo cerca de 60% dos ônibus programados para o horário. Para o entrepico, as empresas que operam o transporte coletivo municipal foram autorizadas pela SPTrans a rodar com 40% da frota. A medida é necessária para garantir que a frota esteja operacional no fim da tarde e noite. A frota de trólebus está 100% operacional.

O rodízio municipal de veículos está suspenso durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a CET reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.

A AMLURB informa que a coleta de resíduos domiciliares (lixos comum e recicláveis), a maior parte dela realizada à noite, está prejudicada, mas ainda pode ser normalizada ao longo desta sexta-feira. A empresa busca alternativas e espera normalizar o abastecimento dos veículos ao longo do dia.

Os serviços de limpeza urbana como a varrição de vias e logradouros estão reduzidos. A limpeza de pós-feiras, recolhimento de animais mortos e coleta de resíduos hospitalares, no entanto, são executados normalmente.

Os serviços de Saúde funcionam normalmente, apenas com faltas pontuais de funcionários que tiveram dificuldades de chegar ao trabalho. As aulas também foram mantidas em toda a rede municipal. Houve manifestações de vans do Transporte Escolar Gratuito que prejudicaram o serviço em especial na região sul da cidade. A paralisação de condutores do TEG afetou principalmente o atendimento nas regiões de Freguesia, Brasilândia, Pirituba, Jaraguá e Capela do Socorro. A merenda escola garantida. A partir de segunda-feira pode ser necessária haver adaptações no cardápio servido aos estudantes.

A Prefeitura de São Paulo ainda negocia com os sindicatos dos caminhoneiros e das empresas de transporte de cargas para fazer valer a liminar obtida na quinta-feira. Durante a madrugada, tentou-se obter 600 mil litros de combustível para as concessionárias de ônibus em Paulínia, mas não foi possível por temor dos motoristas dos caminhões-tanque de sofrerem retaliações futuras. Também não foi possível obter 180 mil litros de combustível em São Bernardo, que seriam utilizados pelas concessionárias da coleta de lixo.

A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que, para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) está liberada nesta sexta-feira (25/05). Por conta da greve dos caminhoneiros, o rodízio municipal foi suspenso para veículos e caminhões.

A Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), o serviço de Zona Azul e as regras de circulação em faixas e corredores de ônibus, permanecem mantidos.