Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 | Horário: 12:11

Nota à imprensa: esclarecimentos sobre o viaduto na Marginal Pinheiros

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que vai realizar o escoramento do viaduto na Marginal de Pinheiros para que possam ser feitos os ensaios para apurar as causas do acidente e dar início às obras de recuperação. Ainda não é possível prever um prazo para conclusão dos trabalhos.

O escoramento é necessário para aliviar a carga no pilar onde houve o rompimento da estrutura e garantir a segurança dos profissionais que irão trabalhar no local.

A fiscalização das estruturas dos 185 viadutos e pontes sob a responsabilidade da Prefeitura é feita por meio de vistorias periódicas pela SIURB. No ano passado, foi retomado o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, abandonado pela gestão concluída em 2016. Depois de ter sido suspensa por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município, foi aberta, no último dia 9, licitação para contratação de empresas que irão desenvolver projetos estruturais e executivos de requalificação e laudos técnicos para manutenção de 33 pontes e viadutos.

A definição das prioridades foi decidida em conjunto com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).  A secretaria informa, ainda, que durante as vistorias não foram constatados riscos estruturais.

Abaixo segue lista das pontes e viadutos que fazem parte da licitação:

Ponte Jânio Quadros

Ponte Freguesia do Ó