Sexta-feira, 22 de Março de 2019 | Horário: 12:28

No mês da Mulher, painel de Tarsila do Amaral é reinaugurado no Centro Cultural São Paulo

Pintura “Procissão” pode ser vista gratuitamente a partir desta sexta-feira (22)
1144023-Painel Restaurado Procissão de Tarsila do Amaral

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugurou nesta sexta-feira (22) o painel pintado a óleo "Procissão" (1954), de Tarsila do Amaral, em evento realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A ação é realizada em comemoração ao mês da mulher.

"Estamos no mês da mulher. É uma felicidade imensa participar de um restauro tão importante como este. Em um país que todos sabemos as dificuldades que as mulheres têm no acesso ao mercado de trabalho. E temos aqui uma mulher que no século passado pintou um quadro que é o mais representativo da cultura e arte brasileira”, declarou o prefeito Bruno Covas.

A obra monumental, de 2,52m por 7,04m, permanecerá em exposição no CCSP até 5 de maio e destaca o trabalho de restauro realizado pela equipe do Centro Cultural, iniciativa patrocinada pelo Art Conservation Program, do Bank of America Merril Lynch.

"É uma imensa alegria que neste mês da mulher tivemos a possibilidade de inaugurar essa preciosidade criando essa sinergia artística em um momento tão especial em que a cidade de São Paulo se coloca como uma metrópole aberta culturalmente para a valorização da cultura e que busca alternativas para o entretenimento. A primeira coisa que fiz como secretário de Cultura foi ajudar o acervo do CCSP, que era um antigo desejo pessoal. Sempre fui um grande fã desse espaço que representa a vanguarda paulistana”, completou o secretário de Cultura, Alê Youssef.

Pertencente à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (antiga Pinacoteca Municipal) e sob a guarda do Centro Cultural São Paulo, a obra integrou a Exposição Histórica de S. Paulo, realizada na Oca, em 1954.

Serviço:
Centro Cultural São Paulo
– Piso Caio Graco.
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo à estação Vergueiro do metrô. Centro.
Abertura: 22/3, às 10h30. Até 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. Grátis.