Notícia na íntegra

Sábado, 31 de Agosto de 2019 | Horário: 18:54

Mutirão nos Bairros realiza mais de 2 mil atendimentos em Aricanduva

Ações de zeladoria e vacinação, além de mais de 400 vagas de emprego, na própria Zona Leste, foram ofertados durante a 22ª edição do evento
1332765-Mutirão nos Bairros em Aricanduva

O bairro de  Aricanduva, na Zona Leste da capital, registrou mais de 2 mil atendimentos neste sábado (31) durante a 22ª edição do Mutirão nos Bairros.  As atividades foram concentradas na Praça O Bom Samaritano, das 9h às 15h. O programa tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais

 "O mutirão de hoje oferta 650 vagas de emprego. É um acerto da Prefeitura associar, às atividades de zeladoria, ofertas de trabalho, ações de habitação, saúde e cultura”, disse o prefeito Bruno Covas. 

]A  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  ofereceu mais de 650 vagas de emprego no local para encaminhamento.  Mais de 400 oportunidades eram na Zona Leste, nos bairros Penha, Tatuapé, São Mateus, Vila Formosa,  Anália Franco, Itaquera e São Miguel Paulista. As demais, na região central e em outros pontos da cidade.

 O evento ainda contou com a presença de duas empresas, das 9h às 15h, das áreas de teleatendimento e de terceirização de mão obra. Ambas fizeram processo seletivo no local, com 150 oportunidades para a região. Foram cem vagas para auxiliar de limpeza com experiência e 50 para operador de telemarketing ativo.

Os candidatos ainda puderam passar pela pré-seleção realizada pelos técnicos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo em vagas para vendedor, com salários que chegam a R$ 1.470; e  em atendimento ao cliente, com salário de até R$ 1.400.

Stephanie Almeida, de 25 anos, que está desempregada desde outubro, foi à ação realizada em Aricanduva para conseguir uma oportunidade.

"Quero voltar a trabalhar como operadora de caixa, a função que eu exercia, ou como recepcionista. Tenho fé de que algum emprego bom vai aparecer", disse.

Ivan Andrada, de 41 anos, que trabalha no restaurante da família, viu no mutirão uma chance de conseguir um emprego formal. "Vou aproveitar a primeira vaga que me oferecerem", afirmou. 

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe, disponibilizou 70 oportunidades exclusivas para operador de telemarketing sem experiência na atividade, para pessoas com esse perfil. 

 Empreendedorismo

A  Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve com sua equipe no evento para sanar dúvidas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso. A população também teve a oportunidade de conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

Na tenda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foram atendidas famílias em situação de vulnerabilidade,  por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante,  que fizeram seu cadastramento no CadÚnico.

Habitação

 O evento contou com os serviços da van  Cohab na Área para realizar atendimentos aos munícipes da região. As pessoas realizaram agendamentos para a central da habitação, tiraram dúvidas sobre cadastro, 2ª via de boletos, transferências, ajustes e outras questões. Elas também conheceram as ações de conscientização da Companhia:  Desplugando (que trata sobre riscos com aparelhos eletrônicos na tomada), Conviva Bem (dicas sobre convivênia em condomínios) e Não Seja Enganado (sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nome da Cohab).

 O Cohabinho esteve presente para auxiliar nos serviços e levar entretenimento e bem-estar para a população.

Sabesp

Os profissionais da Sabesp atenderam quem precisava parcelar suas contas ou obter segunda via das mesmas. A equipe deu dicas de consumo consciente da água, assim como a forma correta de limpar a caixa d´água e como utilizar o app Sabesp.

Inovação e tecnologia

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou da atividade das 10h às 16h, por meio da abertura do Telecentro da Biblioteca Paulo Setúbal (Avenida Renata, 163), que estimula a inclusão digital e permite uso livre de computadores.

 A rede de conectividade da Zona Leste está sendo ampliada de 36 para 222 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na região de Aricanduva, o programa WiFi Livre SP estará presente em 15 localidades até o final de 2020, sendo que seis delas já foram implementadas e modernizadas. São elas: Biblioteca Lenyra Fraccaroli  (Praça Haroldo Daltro, 451), CEU Formosa (R. Sargento Claudiner  Evaristo Dias, 10) e nas praças Sampaio Vidal, São João Vicenzotto, Vicente Falcetta e Padre Nelson José Nigrist.

No FAB LAB LIVRE SP do Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20) foi possível ter acesso à tecnologia de ponta para desenvolver ideias e projetos. Nesse local, os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo:  de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.  Aos sábados, os laboratórios de fabricação digital funcionam das 9h às 13h. Mais detalhes sobre a programação em http://fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/

Diretos Humanos

As equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania receberam denúncias de violência contra mulheres, população negra e indígena. Também houve  encaminhamento para a rede de atendimento.

Os idosos e seus familiares puderam esclarecer dúvidas sobre essa faixa etária e receber exemplares do Estatuto do Idoso. Durante a ação houve  acolhida e escuta para defesa de direitos e a equipe de uma unidade móvel de políticas LGBTI deu orientações e recebeu denúncias de violência e discriminação.

Cultura

Foi promovida uma feira de distribuição e troca de livros, com 1200 exemplares  disponíveis para a população,  pela Secretaria Municipal de Cultura.  A Biblioteca Milton Santos participou da ação.

Saúde

Quem precisou atualizar a carteira de vacinação, como o casal  Isabel Silva de Oliveira, de 25 anos, e Edvaldo José de 29, procurou  as tendas da Secretaria Municipal de Saúde,  onde  houve imunização contra febre amarela e sarampo.  

“Moramos em Mauá e viemos visitar uns amigos. Quando passamos pela praça e descobrimos que havia vacinação contra  o sarampo, aproveitamos a oportunidade”, disse Isabel.

Os profissionais da área também orientaram a população  sobre doenças sexualmente transmissíveis, descarte consciente de lixo, arboviroses (dengue, zika, febre amarela e chicungunya)  e dicas de como parar de fumar. 

Os moradores de Aricanduva contaram, ainda, com sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha)  e aulas de zumba.  Houve distribuição de preservativos e exposição de animais sinantrópicos (pombos, ratos, escorpiões, baratas e morcegos, entre outros).

BALANÇO

COHAB 

65

Pets

Durante o mutirão em Aricanduva o prefeito Bruno Covas inaugurou o Câotinho, uma área de lazer para os animais de estimação dos moradores daquela região.

BALANÇO

RG Animal  21 

Pedidos de informação sobre pets 247

Pedidos de informação sobre programas de saúde 158

Vacinas sarampo 103

Vacinas Febre Amarela 170

Orientações sobre tabagismo e tuberculose 54

Corte de Cabelo 50

CRAS 15

Ecourbis 25

Van LGBT 25

INAC lixo eletrônico 157

Participantes nas atividades esportivas 223

Cultura (área de lazer) 300

Patinetes 70

CATe 400 

Massagens 200

Atendimentos sobre escotismo 173

CÃOTINHO 50 animais

Cuidados com arvores: 376 curativos realizados em árvores


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn