Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019

Mutirão nos Bairros: Prefeitura realiza mais de 118 mil atendimentos em 25 edições

Horário: 00:00
O programa concentra, todos os sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade; a próxima edição acontece no dia 5 de outubro, na região da Subprefeitura Vila Prudente

A Prefeitura de São Paulo ultrapassou a marca dos 118 mil atendimentos em 25 edições do Programa Mutirão nos Bairros. O último mutirão aconteceu no sábado (28), na Alameda dos Guaiós, região da Vila Mariana.

O programa concentra, todos os sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade. A ideia é levar os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital.

A ação é coordenada pela Secretaria Especial de Relações Sociais e também já passou pelas Subprefeituras de São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Freguesia/Brasilândia, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Vila Maria/Vila Guilherme, Perus, São Miguel Paulista, Ipiranga, Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Cachoeirinha, Aricanduva, Cidade Ademar e Jabaquara.

Durante as ações, a Subprefeitura que sedia o evento realiza serviços de zeladoria como capinação, varrição, poda, pintura de guias, tapa buraco, entre outros.

Os trabalhos das secretarias municipais são sempre concentrados em único ponto. Quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo, pode ter acesso a vagas de emprego regionalizadas, em processos seletivos intermediados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

O Mutirão também é uma oportunidade para quem deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atende os empreendedores tirando dúvidas e dando orientações.

Já a Secretaria Municipal de Saúde atua com a aplicação de vacinas (sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) e febre amarela), além de ofertar orientações sobre arboviroses e distribuição de preservativos, entre outros serviços.

A Secretaria Municipal de Cultura também organiza feiras de troca e distribuição de livros durante as ações.

Conhece alguém com o perfil para programas sociais do Governo Federal?  A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social oferta orientações (condições, formas de acesso, etc) sobre o programa Bolsa Família e outros serviços da pasta.

Os mutirões também contam com a participação das secretarias municipais de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Habitação, Inovação e Tecnologia, além de outros parceiros como a SABESP e a COHAB.

A próxima edição acontece no dia 5 de outubro, na Praça Mendel Hirschfeld, perímetro da Subprefeitura Vila Prudente.