Sábado, 22 de Junho de 2019 | Horário: 18:28

Mutirão nos Bairros leva serviços municipais e oportunidades de emprego aos moradores da Lapa

Entre os diversos serviços municipais ofertados na ação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio do CATe, realizou mais de 350 atendimentos
748876-Mutirão na Lapa

O programa Mutirão nos Bairros foi realizado na Lapa, neste sábado (22). Foram mais de 2.500 atendimentos para a população local, envolvendo serviços das diversas secretarias municipais, concentrados na área entre as ruas 12 de Outubro e Doutor Cincinato Pamponet, centro comercial do bairro. A tenda do CATe realizou 374 atendimentos, encaminhando quase 100 pessoas para vagas de emprego. Alguns dos atendidos já têm marcado, para a próxima segunda-feira, entrevistas nas empresas ou participação em fase seguinte de processo seletivo.

“O mutirão de hoje foi realizado numa região de bastante movimento, o que facilitou o acesso das pessoas aos serviços. Todos os serviços foram bastante procurados, mas em especial os serviços de encaminhamento para vaga de emprego. Nós estamos há algumas edições como formato de trazer vagas da própria região para serem disponibilizadas no Mutirão”, explica a secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Aline Cardoso.

“Especificamente neste sábado, nós tínhamos 400 vagas no sistema, que estavam sendo disponibilizadas na região da Lapa. Dessas, 83 tinham processo seletivo, incluindo 28 vagas para pessoas com deficiência, que são vagas PCD. As empresas vieram fazer a primeira etapa do processo seletivo no próprio mutirão”, explicou a secretária. “As pessoas já passam pela primeira fase e são encaminhadas direto para empresa”, acrescenta. “É uma inovação. A gente vem aperfeiçoando este serviço para atender melhor a população e às necessidades das empresas da região”, disse. “Facilita para que a pessoa não fique rodando a cidade e possibilita que encontre um trabalho perto de casa. Isso é ganho para a empresa, com funcionário que mora mais perto, para o cidadão que passa menos tempo no transporte e ganho para a cidade, em termos de mobilidade”, finaliza Aline Cardoso.

Empresas de recrutamento, com vagas na região, enviaram profissionais para realizar a triagem entre os atendidos pelo CATe. “Nós estamos com 250 vagas, nível operacional e primeiro emprego. Vamos fazer a seleção aqui mesmo e a fase final fica sendo feita na consultoria”, comentou Maria Cláudia, gerente de recursos humanos da Speed Job Recursos Humanos.

Aparecido Valente, de 60 anos, foi um dos atendidos. Ele usou mais de um serviço do Mutirão, aproveitando o tempo livre na tarde de sábado. “Passei por atendimento odontológico e pelo mutirão do emprego. Estou aguardando uma vaga”, explicou. “Eu faço tratamento dentário, mas achei importante fazer a avaliação de câncer de boca. Há pessoas que nem sabem de suas condições, então é importante”, finalizou.

Alessandra Cesar da Silva, de 30 anos, já saiu com a entrevista de emprego marcada para uma vaga de atendente. “É uma oportunidade boa, trabalho em área de arquivo, estou desempregada há quase um ano”, declara.

Desempregada há quase 3 anos, Maria da Conceição do Nascimento Rios, 54 anos, auxiliar de produção em indústria de pescado, também preencheu a ficha e vai aguardar o chamado. “Tem muita gente precisando de trabalho e a iniciativa é muito boa”, disse.

No Mutirão nos Bairros é coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Sociais e promove também a realização de serviços de zeladoria em toda a região, desde limpeza e pintura de guias, até podas de gramados e matos.

Além dos serviços de secretarias como Direitos Humanos e Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Secretaria de Inovação e Tecnologia, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Habitação, por meio da Cohab-SP.

Balanço de atendimentos:

• Atendimento a pessoa com deficiência: 30 encaminhamentos.
  • Embeleze: 51 cortes de cabelo gratuitos.
  • Atendimento odontológico: 100
  • PAI - Programa de Assistência ao Idoso: 120
  • Orientação Agenda Fácil: 31
  • Conscientização de vigilância ambiental, dengue, Zica e chikungunya: 172