Notícia na íntegra

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 | Horário: 18:38

Mutirão nos Bairros realiza mais de sete mil atendimentos na Vila Maria

Praça Novo Mundo e seu entorno, na Zona Norte, receberam ações de zeladoria e saúde, além de encaminhamentos para vagas de trabalho
1254895-Mutirão nos Bairros - Vila Maria

Atualizado em 20/07/2019 às 17h30

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de sete mil atendimentos neste sábado (20), na Vila Maria, Zona Norte da capital, durante a 16ª edição do programa Mutirão nos Bairros. Os serviços ofertados pelas secretarias municipais foram concentradas na Praça Novo Mundo, entre as ruas Serafim Gonçalves Pereira e José Maria Fernandes.

Reginaldo Nascimento, frequentador do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) da região, viu no mutirão uma oportunidade para buscar uma recolocação profissional. “Preciso trabalhar. Atuo como pedreiro e pintor, mas se aparecer uma oportunidade em qualquer outra área eu aceito”, disse.

Durante a ação foram executadas no local atividades de capinação, varrição e remoção de propaganda irregular, além de lavagem da praça. A ação contou, ainda, com limpeza e pintura de postes e guias, limpeza mecanizada e reforma das bocas de lobo das ruas do entorno. As vias também receberam varrição e operação tapa buraco.

Houve, ainda, poda de árvores, corte de mato, pintura antipichação nos muros e limpeza (hidrojato e manual) nos ramais pluviais da região.

A 16ª edição do evento contou com atrações promovidas pela Subprefeitura da Vila Maria como a van Paz Sertanejo, a participação dos grupos evangélicos de música, Axé, Arabesque, Raça, da Escola de Samba Unidos de Vila Maria e do Grupo Escoteiro Macuxi, que apresentou as atividades do escotismo.

A subprefeitura local promoveu, também, ações comunitárias com orientações sobre cuidados com a pele e maquiagem básica/profissional, corte de cabelo e esmaltação.

Durante a ação o público também acompanhou apresentações de números de capoeira e um torneio de futsal com as equipes Dínamo e Elias. Entre as atrações destacam-se, ainda, as esculturas de balões feitas pela Cia dos Dramaticantes.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte e da Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, promoveu vacinação contra febre amarela e sarampo, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Auriculoterapia (acupuntura na orelha), testagens rápidas de HIV e distribuição de preservativos, além de cuidados odontológicos (rastreamento para prevenção de câncer bucal, orientação de escovação e distribuição de kits de higiene) estavam disponíveis para a população.

O público contou com instruções sobre temas importantes como prevenção do câncer de mama e do colo de útero. As equipes de saúde também orientaram os participantes da ação com informações sobre doenças transmitidas por vetores (como o mosquito Aedes aegypti) e animais sinantrópicos (roedores, pombos e escorpiões, que ocupam o meio urbano), o aplicativo Agenda Fácil e o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Entre as ações promovidas pelo evento, o grupo teatral “Agente Tem Talento”, formado por profissionais da UBS Parque Novo Mundo I, apresentou a peça sobre gravidez na adolescência, com linguagem simples, educativa e divertida.

Habitação

A Cohab-SP convocou 70 famílias da região para retirar o termo de quitação de suas unidades. O documento comprova o pagamento do imóvel e permite ao mutuário iniciar o processo para a escritura em seu nome.

Também estavam disponíveis os serviços de atendimento da van Cohab na Área para esclarecer dúvidas sobre emissão de boletos, contratos, ajustes financeiros, agendamento para a central de habitação e conhecer mais sobre os programas de conscientização da Companhia.

Assistência Social

O mutirão na Vila Maria contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levou mais de 600 vagas de emprego ao evento, a maioria na própria região Norte. Também foram oferecidos serviços para empreendedores locais que desejam formalizar ou aprimorar seus negócios.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o Mutirão nos Bairros possibilita ampliar o atendimento às comunidades pelos serviços da administração municipal. “A equipe técnica do CATe tem buscado essa aproximação, tanto do pequeno empresário quanto das companhias com maior capacidade de contratação, para facilitar a recolocação profissional dos trabalhadores na região onde eles moram”, destacou.

Os candidatos participaram de processo seletivo em duas empresas que estarão no evento com equipes de recursos humanos. As vagas são para a região de Santana.

Já o CATe selecionou os candidatos para as demais vagas, encaminhando as pessoas para entrevistas de emprego durante a próxima semana nas empresas privadas.

Empreendedorismo

Quem deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) teve a possibilidade de verificar as vantagens da formalização de um negócio durante o mutirão na Vila Maria. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, sanou dúvidas e orientou os novos empreendedores. O público também conheceu os programas voltados ao desenvolvimento dos negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, disponibilizou 30 vagas exclusivas para as pessoas com deficiência como recepcionista, operador de caixa e telemarketing.

A SMPED disponibilizou, ainda, atividades como Central de Intermediação em Libras (CIL), Selos de Acessibilidade Arquitetônica, Bilhete Único Especial, Programa Cultura Inclusiva e estágio para estudantes com deficiência.

Inovação e Tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) participou por meio do programa de inclusão digital. Os Telecentros da Biblioteca Álvares de Azevedo (Praça Joaquim José da Nova, s/n) e da Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros – ASSORAVIM (R. Ataliba Viêira, 1034) estavam disponíveis para uso livre.

A Vila Maria irá receber 16 pontos de acesso, até 2020. No momento, três já operam nas praças Lourenço De Bellis, Novo Mundo e Oscar da Silva e, até o final deste semestre, a rede será implementada na Biblioteca Álvares de Azevedo, nas praças Arlindo Luz e Santo Eduardo, além da Subprefeitura da Vila Maria/ Vila Guilherme.

A população contou ainda com duas unidades do programa FAB LAB LIVRE SP, maior rede pública de laboratórios de fabricação digital da América Latina, no CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, 1020) e no Centro Cultural da Juventude (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641). Inspirados na filosofia da cultura maker – “faça você mesmo”, os Fab Labs são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos nos cursos e oficinas. O cidadão pode criar quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese.

Direitos Humanos

As equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) orientaram a população e distribuíram materiais impressos sobre direitos, legislação e medidas contra o racismo e proteção para as mulheres vítimas de violência. Os profissionais também deram atendimento a dependentes químicos e receberam denúncias sobre violação de direitos humanos.

Na tenda da SMDHC, os imigrantes também receberam informações sobre legislação, assistência social, emissão de documentos e puderam ser encaminhados para equipamentos públicos municipais de saúde, educação e intermediação de emprego.

Cultura

Houve a distribuição de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Sabesp

A população contou com bebedouros, disponibilizados pela Sabesp. Os profissionais da companhia atenderam o público na unidade móvel, onde foram emitidas segunda via de contas ou parcelamento das mesmas. Orientações sobre o app Sabesp, uso consciente da água e limpeza correta da caixa d´água também foram fornecidas.

Sobre o Mutirão nos Bairros

Coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais, o objetivo do Mutirão nos Bairros é promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa.

Balanço:

COHAB
Termos de Quitação: 70
Termos de renegociação: 22
Atendimento de Cadastro e abertura de fichas: 136

Secretaria da Cultura
Entrega de 700 livros

Supervisão de Cultura
Ação Social:
Orientação educacional (UNIP): 497 pessoas (distribuição de kits)
Corte de Cabelo: 33
Limpeza de Pele: 63

Supervisão de Esportes:
198 pessoas
150 no campeonato de futsal e 48 na apresentação de capoeira

Atendimento dos Consegs Vila Maria e Parque Novo Mundo
Acolhimento e direcionamento de demandas para a Praça de Atendimento da SUB: 33

Orientações Jurídicas (SUB): 22

SABESP
Atendimento de renegociação, titularidade e segunda via: 16 pessoas
Foram entregues cerca de 1000 copos d'água.

Limpa SP
 511 pessoas atendidas com material de combate ao descarte irregular, compostagem e consciência ambiental; foram entregues 100 mudas.

Saúde
Vacina - 530 Sarampo -25 Febre Amarela
Pressão Arterial: 219
Teste Rápido HIV: 133
Orientação Arbovirose: 210
Entrega de Kit de Odonto: 570
Orientação odontológica: 632
Orientação sobre o Agenda Fácil: 304
Orientação Vigilância: 560
Auriculoterapia: 69 aplicações
Abordagens Consultório na Rua: 161
Pintura no rosto: 31
Orientação de Vigilância Sanitária: 486
Entrega de telas para caixa d'água: 50

Direitos Humanos
Entrega de material sobre os programas da pasta: 300

Secretaria da Pessoa com Deficiência
43 atendimentos e orientação sobre os projetos e ações da secretaria.

Trabalho
Adesampa - 10 orientações sobre o MEI
CATe - 401 atendimentos

Assistência Social
67 atendimentos
3
Cadastros no CadÚnico



 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn