Quinta-feira, 23 de Maio de 2019 | Horário: 15:37

Mutirão nos Bairros chega à Capela do Socorro

Ações de zeladoria, saúde, assistência social, trabalho e cultura foram realizadas no bairro da Zona Sul
794512-Mutirão Capela do Socorro

Atualizado em 25/05/2019 às 16:30

Corte de grama, poda e plantio de árvores, operação tapa-buraco e limpeza manual de córregos e bocas de lobo fizeram parte da grade de ações que realizadas neste sábado (25) , durante o Mutirão nos Bairros, em Capela do Socorro,  Zona Sul. A oitava edição do evento aconteceu das 9h às 15h na Praça José Boemer Roschel, também conhecida como Largo São José, na altura do número 948 da rua Rubem Souto de Araújo.

"Esse é o programa que a gente traz não apenas a ação de zeladoria, mas acima de tudo, os serviços de cuidar das pessoas que estão na cidade", disse o prefeito Bruno Covas.

O Mutirão nos Bairros é coordenado  pela secretária Fátima Marques,  da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Seu objetivo é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Durante o evento, Covas assinou, na tenda da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB),  o autorizo para a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) na rua Júlio Gadda, no Grajaú. O imóvel será edificado em um terreno de 8.490 m² e, quando concluído, terá 3.200 m² de área construída.

Saúde

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão aferição de pressão, vacinação contra febre amarela, distribuirão  de preservativos e promoverão ações de educação em saúde bucal, além de sessões de auriculoterapia (uma espécie de acupuntura). Haverá, ainda, o Conversa de Boteco, com orientações sobre saúde masculina, com o objetivo de estimular a prevenção e o autocuidado dos homens.

Marival Almeida aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra a gripe e verificar a pressão. "Nem moro aqui perto, mas vim resolver uns assuntos, vi o movimento, fiquei curioso e achei uma boa oportunidade para tomar a vacina", contou ele.

Trabalho e empreendedorismo

Quem estava em busca de um emprego pode se candidatar às vagas disponíveis em empresas privadas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também participou do mutirão, oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para a primeira via é preciso apresentar RG, CPF e uma foto 3x4,  já para conseguir a segunda via do documento, a pessoa deverá apresentar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

Foi o que fez Jonaldo Alves. Desempregado há cinco anos e vivendo apenas de "bicos", realizou o cadastro no CATe e ficou com mais esperança de conseguir um trabalho fixo. "Foi uma boa oportunidade", falou.

Para quem já tem uma empresa ou quer abrir seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizou informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Equipes da Secretaria da Pessoa  com Deficiência  daram Orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas serão executadas  Foram realizadas ações para esse público como  Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica,  Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência,  Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  esteve presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante.  As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer o cadastramento no CadÚnico com os representantes da SMADS.

Direitos Humanos

Representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania  fizeram encaminhamentos para equipamentos da rede de atendimento, promoção de Igualdade Racial (orientações e recebimento de denúncia de violência e discriminação contra a população negra) e receberam denúncias de violência contra mulheres. Durante a ação teve distribuição do Estatuto do Idoso e foram dadas orientações sobre os direitos das pessoas nessa faixa etária.

Uma Unidade Móvel LGBTI informou a população de Capela do Socorro sobre os serviços e programas que oferece com orientações sobre como agir em caso  de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu  a Feira de Troca de Livros,  com 1.500 exemplares para adultos e crianças renovarem seus acervos pessoais. Teve ainda cama elástica e oficina de pintura de rosto para os pequenos se divertirem.

COHAB

A COHAB fez a entrega de termos de quitação. Para esclarecer dúvidas, agendar atendimento na central  e conhecer os programas Não seja enganado, Conviva Bem e Desplugando contou com o atendimento da van Cohab na área. Ronaldo Gonçalves espera sua escritura há um bom tempo e hoje teve a chance de solicitar o documento perto de sua casa. "Maravilha. A Prefeitura está de parabéns", comemorou.

Uma agência móvel da Sabesp também participou do mutirão. Nela os clientes puderam  solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações.  Bebedouros foram disponibilizados pela companhia.  Houve distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e a divulgação do app Sabesp.

Veja o balanço do Mutirão nos Bairros na Capela do Socorro:

Secretaria Trabalho / Cat-e / Adesampa

Cultura / Biblioteca
Pessoas atendidas 500
Livros doados 1.000

Embelleze Escola de profissionais de beleza
35 cortes de cabelo masculinos

Brincadeiras (Escorregador, cama elástica, pipoca e algodão doce)
Estimativa de 400 pessoas