Sábado, 23 de Novembro de 2019 | Horário: 16:54

Mutirão nos bairros Butantã realiza mais de 1.300 atendimentos

Evento contou com a entrega de títulos de regularização fundiária, oportunidades de emprego, vacinação contra sarampo e febre amarela, além de serviços de zeladoria
1264264-Mutirão nos Bairros - Butantã

Atualizada às 19:07

A 31ª edição do Mutirão nos Bairros aconteceu neste sábado (23) na região da subprefeitura do Butantã. O local escolhido foi a Rua Anésio João da Silva, que fica na altura nº 6400 da Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, na Zona Oeste. A ação, que aconteceu das 9h às 15h, contou com mais de 1.300 atendimentos realizados pelas secretarias e órgãos que participaram da iniciativa, além de ações de zeladoria que aconteceram por todo o bairro.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) ofereceu mais de 900 vagas de emprego no local, com salários que chegavam a R$ 2.400 (no cargo de marceneiro). O mutirão teve ainda equipes de recursos humanos de duas empresas, para a seleção de candidatos no local. Além dessas oportunidades, a equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo realizou a seleção dos candidatos para 640 postos no setor de vendas.

Para ampliar as chances de recolocação profissional, os candidatos receberam orientações sobre o Programa Elabora, uma ação desenvolvida pela Fundação Paulistana, órgão ligado à SMDET,  que desenvolve competências e habilidades diversas, inclusive na elaboração do próprio currículo e na apresentação em um processo seletivo, além de fomentar para que o cidadão descubra e explore seus pontos positivos.

Técnicos especializados participaram da atividade para ajudar quem deseja empreender. Seja com orientação para a formalização como MEI - Microempreendedor Individual, formação de cooperativas ou na busca de cursos para aprimorar os negócios, a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) também esteve presente. Além de orientações sobre vagas de trabalho, o Mutirão contou com a participação da Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores.  Para mais informações, clique aqui.

Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) entregou títulos de regularização fundiária para famílias da Zona Oeste. A documentação é referente à concessão de uso de terra para pessoas que moram na região há mais de 30 anos.  Foram contemplados os moradores dos loteamentos Juan de Salazano, Nicola Ciola e Archelaos de Priene; todos nas proximidades do Butantã.

Cohab convocou famílias para retirarem o termo de quitação de suas unidades, sendo 35 do Conjunto Habitacional Jardim Educandário, 11 do Conjunto Habitacional Munk e 86 do Conjunto Habitacional Raposo Tavares.

Também estiveram presentes as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)Secretaria Municipal de Cultura (SMC)Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) e a SABESP.

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou da atividade por meio da abertura do FAB LAB LIVRE SP da Chácara do Jockey (Rua Santa Crescência, 323), das 9h às 13h, onde foi possível ter acesso à tecnologia de ponta para desenvolver ideias e projetos. A rede de conectividade da Zona Oeste está sendo ampliada de 14 para 65 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na Subprefeitura do Butantã, o programa WiFi Livre SP estará presente em 21 localidades, sendo que cinco delas já foram modernizadas, nas Praças Engenheiro Noriwuki Yamamoto, Wilson Moreira da Costa e Elis Regina, além dos Parques Raposo Tavares e Alfredo Volpi.

Sobre o mutirão
O programa Mutirão nos Bairros, coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais, tem como objetivo promover  ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo próximo daqueles que mais precisam.

Confira abaixo o balanço dos atendimentos realizados:

CATE
253 senhas entregues.
Atendidos: 248
Encaminhados: 137
CTPS: 12
Seleções no local: 31 pessoas atendidas, sendo 15 aprovadas na 1 fase.

CIEE
100 pessoas atendidas

350 pessoas atendidas

COHAB
148 atendimentos
19 títulos de quitação

SMPED
25 pessoas atendidas
01 muleta reparada

- Arboviroses
108 pessoas atendidas

-Orientações sobre queda de idosos
70 pessoas realizaram atividades sensoriais

- Prevenção de câncer bucal
148 pessoas atendidas

-Exame de Aids e Hepatite foram feitos 86.

-Auricoloterapia 95 pessoas atendidas.

- Vacinação
Sarampo 35