Quinta-feira, 11 de Abril de 2019

Mutirão nos Bairros apresenta balanço positivo

Primeira edição foi realizada no sábado (7) em São Mateus, Zona Leste da capital

A primeira edição do Mutirão nos Bairros organizado pela Prefeitura de São Paulo e realizado no sábado 7 de abril apresentou um balanço altamente positivo com participação de várias secretarias, além da realização de diversas ações de zeladoria no bairro. O prefeito Bruno Covas esteve presente, acompanhou atendimentos e conversou com a população.

Como destaque, apenas de galhos retirados das podas de árvores foram 91,4 toneladas. Na área da saúde, quatro das 223 pessoas que mediram a pressão arterial tiveram de ser encaminhadas ao hospital, porque estavam com hipertensão e precisavam de atendimento de urgência. Poderiam até sofrer um derrame cerebral, se não tivessem sido alertadas.

As tendas de atendimento da Cohab-SP e da Saúde estiveram entre as mais concorridas do Mutirão nos Bairros. Na Cohab-SP, foram feitos 155 atendimentos de emissão e entrega de termos de quitação de imóveis. Outras 52 pessoas foram esclarecidas sobre contratos, ajustes financeiros, atualização de cadastros e questões diversas envolvendo habitação popular.

Na Saúde, além da medição de pressão, foram aplicadas 62 doses de vacina contra febre amarela. No trailer Fique Sabendo, foram 61 acolhimentos, realizados 56 testes rápidos de HIV de fluído oral (todos negativos), distribuídos 4 mil preservativos masculinos e 250 femininos. Nas práticas integrativas foram atendidas 22 pessoas, outras 15 fizeram aplicação de cromoterapia, 15 aplicações de auriculoterapia, 18 aplicações de reiki e realizada uma apresentação de dança circular.

Nos serviços de zeladoria, aqueles ligados à limpeza da cidade, o Mutirão nos Bairros foi acionado no início da semana para cuidar de um eixo de 9,5 quilômetros da avenida Sapopemba, no trecho entre a Rua Eduardo Antônio de Paula e a Avenida Bento Guelfi. Vinte e duas equipes da empreiteira Soma, com 262 pessoas e 45 veículos trabalharam na capina, coleta de entulho, limpezas de bocas de lobo, recolhimento de poda de árvores. O resultado desse trabalho foi um total de 214 metros cúbicos de detritos retirados dos bueiros e 91,4 toneladas de material de podas levados para local adequado para reaproveitamento ou descarte.

Na tenda do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, foram 10 atendimentos de cadastro único de benefícios sociais e dois encaminhamentos ao Fórum e a serviços de saúde. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho atendeu 59 pessoas, entre emissão de carteira de trabalho, busca de vagas de emprego e orientações sobre empreendedorismo, seguro-desemprego e programas desenvolvidos para esta área.

A Sabesp, empresa mista do governo do Estado, também participou do Mutirão dos Bairros, em São Mateus. Forneceu 800 copos de água para os participantes, fez 15 orientações sobre ligação de água e esgoto, fez 15 exames prediais e emitiu quatro segundas vias de contas. Três técnicos da empresa fizeram o atendimento.

A equipe de obras da Subprefeitura também trabalhou na limpeza e embelezamento da Praça Felisberto Fernandes da Silva, conhecida como Largo de São Mateus. Fez o corte de grama, plantio de quatro árvores, podas nas que necessitavam desse cuidado, tapou buracos no entorno e fez limpeza com hidrojato.

A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego fez a manutenção e troca de placas de sinalização, renovou a pintura de 19 faixas de pedestres e de separação de pistas no entorno da Praça Felisberto Fernandes. Foram trocadas 55 placas de sinalização, que já estavam desgastadas. Também deu apoio à realização dos serviços de zeladoria nas avenidas Sapopemba e Aricanduva.

Além do atendimento social e orientações, quem foi ao Mutirão nos Bairros pode assistir também a apresentações musicais O subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, conversou com diversas lideranças comunitárias, convidadas para o evento, sobre o encaminhamento de problemas de seus bairros.