Notícia na íntegra

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020 | Horário: 18:15

Multiplataforma oferece iniciativas de prevenção às Drogas em tempos de Pandemia

Programa ‘Prevenir Sempre’ é composto por canal no YouTube, curso online e eBook, além de contar com podcasts para ajudar familiares e interessados no tema

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção no enfrentamento às drogas, especialmente neste momento de pandemia e de isolamento social, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo anunciou uma multiplataforma de Prevenção às Drogas.

O programa ‘Prevenir Sempre’ oferece um curso online e um eBook, além de contar com podcasts com especialistas de várias áreas relacionadas com Prevenção ao Uso de Drogas, pelo Youtube.

O canal traz ainda conteúdos semanais abordando sobre uma série de assuntos que tem como eixo principal a prevenção do uso de drogas e comportamentos de risco.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

“Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e da ciência, o alerta da OMS sobre aumento abusivo do consumo de álcool durante a quarentena serviu como um grande sinalizador de que devíamos dar celeridade ao desenvolvimento deste programa e abranger o alcance da proteção social a este público que necessita bastante da nossa atenção”, pondera Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Há também o curso online ‘Pais na Prevenção’, que contém nove módulos (incluindo o introdutório), com vídeoaulas sobre os princípios básicos da prevenção, monitoramento parental, os modos de agir com os filhos usuários de substâncias psicoativas, entre outros.

Conheça conteúdo programático do curso 

  • Módulo de Introdução: Prevenção às drogas em tempos de pandemia
  • Módulo 1: O que os pais precisam saber sobre drogas? 
  • Módulo 2: Princípios básicos da prevenção 
  • Módulo 3: Você no mundo de seus filhos 
  • Módulo 4: Estilos Parentais 
  • Módulo 5: Supervisão e monitoramento parental 
  • Módulo 6: Comunicando-se com seus filhos 
  • Módulo 7: O que fazer se meu filho já está usando drogas? 
  • Módulo 8 - Mãos à obra! 

"Parabéns aos idealizadores e aos demais colaboradores pelo desenvolvimento deste excelente trabalho. Com certeza é um tema muito importante, esclarecedor, abrangente e bem exposto com uma ótima didática, todos aqueles que têm sob sua responsabilidade o cuidado de crianças e adolescentes deveriam realizar este curso. Fiz, recomendei e continuarei a recomendar.", disse Vera Regina Morales, que participou do curso.

Já o eBook ‘Guia de Prevenção: Checkup Familiar’, que também está disponível online, aborda sobre os conceitos básicos de como é possível melhorar o monitoramento parental positivo de crianças e adolescentes. O guia trata-se de uma tradução do material produzido pelo National  Institute  on  Drug  Abuse (NIDA), instituto de pesquisa do governo federal dos Estados Unidos da América.

Além disso, mensalmente haverá um podcast temático sobre Prevenção ao Uso de Drogas, que contará com uma série de entrevistas com especialistas no assunto.

"O curso possui uma qualidade de informações indescritível. Gostaria muito que outros familiares, amigos, pais de alunos da escola em que sou diretora pudessem participar deste”, destacou a aluna do curso, Claudia Garcia Vilarins. 

  

 

Serviço

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn