Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

Moradores da zona norte poderão tirar dúvidas e receber orientações sobre abertura de negócios no Teia Taipas

Horário: 00:00
Atividade gratuita tem como objetivo incentivar a formalização dos empreendimentos locais

O Teia Taipas, iniciativa da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento e gerido pelo Movimento Eco Cultural, receberá na próxima segunda-feira, 17 de junho, uma palestra sobre Formalização do MEI – Microempreendedor Individual. A atividade, ministrada pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, será aberta para as pessoas que desejam começar o negócio próprio e gerar renda.

Durante a atividade, os participantes aprenderão o passo a passo para formalizar seu negócio, as vantagens de ser MEI, os tipos de empreendimento que podem ser abertos e cada categoria, entre outras informações. Além disso, haverá uma roda de conversa para sanar dúvidas dos munícipes.

“O MEI é uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico e social que oferece para o empreendedor um mar de vantagens. Muitas pessoas acabam empreendendo por necessidade e sem conhecer muito bem sobre os direitos e deveres da modalidade. Por exemplo, uma pessoa que produz marmitas na sua própria casa para comercializar, já uma empreendedora e pode se formalizar. Nosso objetivo é fazê-la entender a importância de sair da informalidade, tanto com as orientações, como com o atendimento da nossa equipe técnica”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Na ocasião, os empreendedores também serão orientados sobre emissão de notas e documentos, valores e deveres do MEI. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição preenchendo formulário online pelo link: https://bit.ly/teia-mei

Os munícipes que tiverem interesse em formalizar o empreendimento podem comparecer a uma das 24 unidades do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. Nos CATes o serviço de formalização é oferecido gratuitamente. O procedimento para formalização é realizado por meio de três fases: pesquisa prévia de viabilidade, inscrições fiscais e licenciamento.

Confira os serviços oferecidos ao microempreendedor pelas unidades do CATe:

• Orientação sobre MEI

• Formalização – Abertura de Empresa MEI;

• Alteração de endereço e atividades do MEI;

• Cancelamento da formalização do MEI;

• Emissão dos boletos DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional

• Entrega da Declaração de Rendimento Anual – DASN-SIMEI;

• Consulta das DASN-SIMEI entregues;

• Impressão do CNPJ;

• Impressão do Certificado da Condição de MEI;

• Impressão da Inscrição Estadual;

• Impressão do CCM - Cadastro Municipal;

• Orientação sobre nota fiscal de prestador de serviços;

• Orientação sobre nota fiscal de comércio/indústria;

• Orientação Cadastro da Vigilância em Saúde do Município de São Paulo no ato da formalização;

Para ser atendido é necessário apresentar RG ou CNH, CPF, título de eleitor, número do recibo da declaração do imposto de renda pessoa física, comprovante de endereço comercial e residencial.

Palestra – Formalização do MEI

Data: 17 de junho, segunda-feira