Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019 | Horário: 12:05

Mobilidade: Prefeitura faz melhorias em cruzamento para pedestres no Jabaquara

Dentro da programação da Semana da Mobilidade, travessias no entorno do Metrô Conceição ganharão segurança com revitalização de sinalização, nova faixa e ampliação das calçadas; intervenção em área crítica faz parte do plano Vida Segura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), implanta nesta quarta-feira, 25, encerrando a programação da Semana da Mobilidade 2019, obras de melhorias da sinalização nas imediações da estação de metrô Conceição, na zona sul. O projeto conta com a parceria da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito e do WRI Brasil.

A intervenção inicial é realizada no cruzamento da avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira com a rua Guatapará. Trata-se de nova pintura da sinalização de solo e a implantação de uma nova travessia para pedestres na Guatapará, distante 50 metros do cruzamento e da estação. A faixa foi implantada no local em que há grande movimentação de pedestres.

Outra medida é a ampliação das calçadas do cruzamento com a demarcação de linha contínua, pintura na cor verde e dispositivos auxiliares de segurança, como tachas e tachões. Futuramente, essa sinalização será substituída por elementos físicos e incorporada definitivamente ao passeio.

“Ações de educação de trânsito, como as realizadas ao longo da programação desta Semana da Mobilidade, e intervenções que ampliem os espaços e as alternativas de travessias para os pedestres geram mais segurança e favorecem a redução no número de acidentes com vítimas. Seguimos com o cronograma de intervenções previstas pelo plano Vida Segura em busca da redução do número de acidentes com vítimas e, principalmente, óbitos”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

O trecho da avenida Eng. Armando de Arruda Pereira situado entre a rua Guatapará e a avenida Eng. George Corbisier configura uma área estratégica, em razão da grande concentração e circulação de pessoas e veículos, potencializando situações de risco e acidentes. Na avenida Eng. Armando Arruda Pereira, ocorreram 46 acidentes em 2018, com total de 56 vítimas, sendo duas fatais.

Durante a Semana da Mobilidade 2019, esta e outras nove vias da cidade receberam faixas indicando o número de acidentes de cada uma, para alertar e conscientizar todos os usuários sobre a importância da proteção à vida.

A ação completa na região do Metrô Conceição será implantada em 2020 e contemplará também as intersecções da avenida Eng. Armando de Arruda Pereira com a avenida do Café e a avenida George Corbisier. A intervenção tem como objetivo a melhoria das condições de segurança aos pedestres, por meio da ampliação de calçadas, implantação de novos pontos de travessia e diminuição da distância entre eles, além de construção de travessias elevadas e redução do ciclo semafórico, dando mais oportunidades de travessia para os pedestres.

A iniciativa faz parte do Plano de Segurança Viária – Vida Segura, que a Prefeitura apresentou em abril com o objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo. O documento norteia a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito até 2028.

O programa Vida Segura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável, e essa é uma premissa do Plano de Segurança Viária de São Paulo. Adequar o desenho das ruas para reduzir a velocidade dos automóveis e tornar as travessias mais seguras é uma forma de proteger grupos vulneráveis como pedestres e ciclistas e, dessa forma, salvar vidas”, afirma Paula Manoela dos Santos, gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil.

A ação na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira integra uma das metas do plano, que é “Requalificar 60 pontos críticos de travessia do pedestre” até 2020. Parte desses pontos serão requalificados por meio dos demais programas desenvolvidos pela SMT, como Áreas Calmas, Vias Seguras, Rotas Escolares Seguras e Territórios Educadores. Já 20 pontos serão tratados especificamente junto à implantação das novas conexões cicloviárias, como é o caso desses cruzamentos próximos ao Metrô Conceição.

Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.
Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/),
da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).