Terça-feira, 19 de Maio de 2020 | Horário: 13:11

Prefeitura apresentará espetáculos da Plataforma Brasil em formato online

Performances canceladas em função da pandemia foram reagendadas e serão exibidas por meio dos canais da Secretaria Municipal de Cultura a partir do dia 21

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reagendou para apresentação no formato online quatro espetáculos da MITbr - Plataforma Brasil, programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que não puderam ser exibidos em seus equipamentos, fechados em 13 de março, em função da pandemia.

Cancioneiro Terminal, do Grupo MEXA, de São Paulo/SP; Entrelinhas, do Coletivo Ponto Art, de Salvador/BA; Recolon, do Coletivo Mona, de Manaus/AM e tReta, do Original Bomber Crew, de Teresina/PI, terão seus espetáculos exibidos na íntegra no canal do Youtube da SMC (/smcsaopaulo), no período de 22 a 28 de maio de 2020.

Os artistas intérpretes e as equipes de criação destes espetáculos também farão lives nos perfis dos teatros da Prefeitura (de 21 a 31 de maio - dias, horários e locais abaixo). Para tanto, convidaram Alejandro Ahmed, Grace Passô e Francis Wilker, curadores da MITbr - Plataforma Brasil, para acompanharem a conversa com os internautas. O solo violento de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo, de Belo Horizonte/MG e ZOO, do grupo Macaquinhos, de São Paulo/SP não serão disponibilizados na íntegra, mas os artistas farão lives sobre as pesquisas que nortearam a construção de seus trabalhos.

MITsp de 2020
A MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo foi realizada de 5 a 15 de março de 2020, planejada para apresentar 13 espetáculos internacionais; dois espetáculos especiais (um nacional e um internacional) e 13 espetáculos na MITbr - Plataforma Brasil, para que fossem assistidos por 76 programadores de festivais (27 nacionais e 49 internacionais, envolvendo 22 países).

Essa grade consolidaria 70 sessões entre espetáculos e performances. Foram planejadas cerca de 80 atividades nos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos, todas gratuitas, com mais de cem artistas e pensadores convidados, em 25 espaços espalhados pela cidade, além dos oito eventos especiais. Apesar do momento crítico que tangenciou a mostra a partir de 13 de março, a MITsp apresentou 22 espetáculos, entre nacionais e internacionais, e executou integralmente a programação dos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos com suas 80 atividades.

Em decorrência da pandemia da covid-19, os teatros municipais de São Paulo e o Teatro Sesi SP foram fechados a partir do dia 13 de março, o que acarretou o cancelamento de alguns espetáculos da MITsp, em especial os da MITbr - Plataforma Brasil. É com a intenção de fechar o ciclo de 2020 que nasce essa ação em conjunto da MITsp com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura: lives com os artistas e a apresentação em formato online dos espetáculos que não puderam ser realizados no período da mostra.

Serviço
Os vídeos na íntegra dos espetáculos Cancioneiro Terminal, Entrelinhas, Recolon e tReta estarão disponíveis no canal do Youtube da SMC (/smcsaopaulo), no período de 22 a 28 de maio.

Veja abaixo a relação das lives nas respectivas redes sociais dos Teatros da Prefeitura:
LIVE Cancioneiro Terminal - 26 e 28 de maio, às 19h.
Biblioteca Mário de Andrade / @bibliotecamariodeandrade
Convidado: Francis Wilker.

LIVE Entrelinhas - 21 e 22 de maio, às 20h.
Teatro Cacilda Becker / @teatrocacildabecker
Convidada: Grace Passô.

LIVE Recolon - 30 de maio, às 21h e 31 de maio, às 19h.
Teatro Paulo Eiró / @teatropauloeirosp no IG / /teatropauloeiro no FB
Convidado: Francis Wilker.

LIVE tReta - 22 de maio, às 21h e 24 de maio, às 19h.
Teatro Arthur de Azevedo / @teatroarthurazevedosp
Convidado: Alejandro Ahmed.

LIVE violento. - 29 de maio, às 21h.
Teatro Alfredo Mesquita / @teatroalfredomesquita
Convidada: Grace Passô.

LIVE ZOO - 23 de maio, às 21h e 24 de maio, às 18h.
Teatro João Caetano / @teatrojoaocaetanosp
Convidado: Alejandro Ahmed.