Segunda-feira, 3 de Agosto de 2020 | Horário: 12:18

Milhares de marmitas são entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Episódio do Construindo Histórias vai mostrar o trabalho de duas ações sociais focadas em distribuição de refeições

Duas ações sociais foram desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo para ajudar a população em situação de vulnerabilidade social. O Cozinhando Pela Vida e o Rede Cozinha Cidadã já entregaram milhares de refeições nos últimos meses.

O Programa Cozinhando Pela Vida foi criado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para distribuir marmitas para pessoas em situação de rua, nas regiões central e noroeste da capital. São cerca de 600 refeições diárias, produzidas por dias entidades e entregues prioritariamente para a população LGBTQIA+. Desde o início de julho, foram mais de 14.500 marmitas distribuídas.

Para Suelaine Pereira da Silva, cozinheira do programa, a ação trouxe também uma oportunidade de trabalho para ela e todos da equipe. “Todos nós aqui estávamos desempregados, sem nenhuma fonte de renda. Quero agradecer e destacar que o trabalho é maravilhoso. Eu e toda a minha equipe estamos aqui cozinhando para elas, com muito amor e carinho”, explica.

Já o Projeto Rede Cozinha Cidadã fechou parcerias com restaurantes para a cocção das marmitas e com vans escolares, para as entregas. Atualmente, são quase 70 estabelecimentos participantes, que produzem cerca de 7.500 refeições diariamente. Desde o início de abril, foram mais de 500 mil marmitas entregues.

Para Anália Baldez, uma das credenciadas da rede, a oportunidade de trabalho trouxe também grandes aprendizados. “É um público totalmente diferente, um público carente. Fazendo a comida, a gente tenta passar amor também”, informa.

Construindo Histórias

A série de vídeos Construindo Histórias conta relatos de diferentes personagens de São Paulo. O episódio Solidariedade Que Alimenta mostra como é o trabalho dessas entidades e estabelecimentos, que cozinham milhares de refeições para ajudar a população que mais precisa.