Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023 | Horário: 15:51

Prefeitura e metrô disponibilizam serviços de apoio ao emprego e empreendedorismo no final de janeiro

As unidades móveis do Cate e os agentes da Ade Sampa passam pelas estações Ana Rosa e Guilhermina Esperança

Nas duas últimas semanas de janeiro de 2023, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) seguem com a agenda de ações no Metrô de São Paulo. Os serviços são iniciativas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As unidades móveis estarão na estação Ana Rosa, das linhas 1-Azul e 2-Verde, nos dias 26 e 27, e a estação Guilhermina Esperança, da linha 3-Vermelha, nos dias 30 e 31.

“Nossas ações em estações do Metrô de São Paulo já se tornaram recorrentes, o que é estratégico para garantir que todas as pessoas tenham acesso fácil a todas as oportunidades que a SMDET oferece. Pretendemos continuar com essa parceria e manter cada vez mais estações na nossa programação”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Serão oferecidos serviços de incentivo à empregabilidade e geração de renda, com atendentes a postos para tirar dúvidas, orientar sobre os programas e oportunidades disponíveis e realizar inscrições. Quem atua com um negócio próprio ou deseja iniciar no empreendedorismo conta também com o apoio da Ade Sampa. Todos os dias, o horário será das 9h às 15h. Para a maior parte dos serviços, será necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser a digital).

Entre os serviços oferecidos pelo Cate Móvel estarão o encaminhamento para processos seletivos de vagas de emprego, inscrição em cursos e programas promovidos pela secretaria, além de orientação especializada sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo. Nas estações, também estará presente a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, com um atendimento focado em empreendedores, cursos voltados ao desenvolvimento de negócios e suporte ao MEI – Microempreendedor Individual. Além da formalização, poderá ser realizada a regularização de dívidas do MEI, declaração anual e informações sobre solicitação de microcrédito.

Cate

O Cate é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que intermedia processos seletivos, realiza instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI – Microempreendedor Individual. É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação – incluindo artesanato, estética, gastronomia, gestão e tecnologia. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura.
Saiba mais sobre o Cate aqui