Metrô e CPTM preparam esquema de transporte para carnaval

Haverá reforço nas operações e aumento de trens em circulação todos os dias

Metrô

O Metrô de São Paulo prepara estratégia especial para atender o fluxo de passageiros nos períodos do carnaval (22 a 25/02/2020), pré e pós-Carnaval (15, 16, 29/02 e 01/03/2020):

• A estratégia prevê aumento do número de trens em circulação em todos os dias. Também estarão disponíveis trens reservas, sendo quatro na Linha 1-Azul, cinco na Linha 2-Verde, quatro na Linha 3-Vermelha e dois na Linha 15–Prata, conforme a demanda ao longo dos dias de folia.

• Haverá reforço de todo quadro operativo nas estações com previsão de demanda maior que o habitual, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos.

Estação: reforço de 12%.

Segurança: reforço de 30%.

• Para a organização do embarque e desembarque nas estações mais próximas aos desfiles e com maior volume de passageiros, será adotada a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo maior fluidez na circulação dos foliões.

• A estratégia também prevê a implantação de áreas delimitadas por grades (bolsões), para controlar o acesso de passageiros nas estações mais movimentadas, garantindo que a entrada seja feita de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

• A comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período, por meio de cartazes, vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação, visando a conscientização sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança, vinculadas através de comunicação visual, audição pública, circuito fechado de TV nos trens, site e redes sociais.

• Para evitar filas nas bilheterias, os foliões são orientados a comprar antecipadamente suas passagens.

• Os foliões também podem se comunicar com o Metrô através da Central de informações (0800 770 7722), Metrô Conecta, SMS Denúncia (97333-2252).

• Para evitar problemas, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e a sinalização existente nos trens e estações.

• O consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens é proibido conforme lei Estadual 10.951/01.

CPTM

• O intervalo dos trens na CPTM será de até oito minutos em todas as linhas, das 9h às 23h, exceto na Linha 13-Jade e nas extensões das linhas 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí e da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno

• Haverá composições reservas de prontidão em cada linha, para entrar em operação caso haja aumento de demanda.

• A CPTM aumentará o número de funcionários nas estações mais próximas aos desfiles de blocos carnavalescos.

• Para informações complementares ou esclarecer dúvidas sobre a operação na CPTM, o cidadão pode acessar o site www.cptm.sp.gov.br ou ligar para o 0800 055 0121, que funciona 24 horas diariamente.

ViaQuatro (Linha 4-Amarela) e ViaMobilidade (Linha 5-Lilás)

• A estratégia elaborada pela concessionária prevê aumento de trens em circulação na linha de acordo com a demanda de foliões.

• A cada dia, 377 e 305 colaboradores, respectivamente nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás serão distribuídos em pontos estratégicos das estações e no interior dos trens, o que equivale a uma ampliação de 100% da equipe em comparação a fins de semana normais.

• Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, se necessário a concessionária adotará a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes.

• Também está prevista a implantação de bolsões (áreas delimitadas por grades), para controlar o acesso de passageiros às estações de forma segura.

• A entrada do público será realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.