Segunda-feira, 13 de Julho de 2020 | Horário: 16:51

Mês do rock: Prefeitura anuncia intervenções urbanas e programação on-line especial

Projetos como SP Rock Mapping e Recriando Capas de Discos Famosos unem música, tecnologia e artes visuais em diversos pontos da cidade, além das lives que acontecem nas páginas do Facebook das Casas de Cultura e Centros Culturais

A Prefeitura,  por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia sua programação especial de julho em comemoração ao Mês do Rock. O gênero, que é comemorado mundialmente nesta segunda-feira (13), ganha programação especial nas redes sociais das Casas de Cultura e Centros Culturais, equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Todos poderão comemorar o Mês do Rock de suas casas, com toda a criatividade e segurança que esse momento exige, com apresentações ao vivo, instalações, intervenções e projeções.

Entre os destaques da programação, está o SP Rock Mapping. A iniciativa, feita em parceria com a Ateliê Digital Analógico em co-produção com Artéria e Desmonta,  apresenta artistas do rock que desenvolvem trabalhos ligados às artes visuais, unindo o rock à linguagem do vídeo mapping. Quatro empenas na Rua Augusta recebem projeções, transmitidas ao vivo por streaming, com trilha sonora de Ratos de Porão, Orquestra Vermelha, Test, Magüerbes / SHN e Verônica Decide Morrer, além de pílulas de homenagens à cantora Rita Lee. Os shows acontecem no sábado (18) e domingo (19). Já o projeto Recriando Capas de Discos Famosas reproduz, em formato gigante, capas icônicas de álbuns como Abbey Road, do The Beatles, e 1993, de Rita Lee. A ação acontece em diversos espaços públicos da cidade, como o Largo da Batata e o Vão Livre do MASP.

As ações urbanas incluem, também, a instalação audiovisual Tô no Rock!, no Terminal Barra Funda, com tecnologia Kinect para desbloquear e interagir com o conteúdo sobre a história de bandas e de músicas marcantes do rock; as intervenções Rock nas Ciclovias com adesivos de personalidades do gênero espalhados pelas ciclovias da cidade e Infláveis do Rock no Theatro Municipal e Vão do MASP; a Rock Wall, com imagens de grandes artistas nos muros do Parque Augusta; a fachada do Centro Cultural Olido, que recebe instalação com discos de vinil; e os Ônibus do Rock, com cinco ônibus circulares de diferentes linhas da cidade, adesivados em comemoração ao Mês do Rock (6093-10, 8400 – 10, 719P – 10, 2666 – 10 e 6835- 10).

Referência quando o assunto é rock e pop, o jornalista musical Lucio Ribeiro preparou um set especial para a discotecagem que passa pelos 50 anos do rock na live de domingo (19), às 16h, no Twitch @centroculturalolido.

Confira toda a programação do Mês do Rock:

Especial Semana do Rock:

SP Rock Mapping (empenas da r. Augusta)
Streaming no Youtube da SMC

19h - Verônica Decide Morrer (30 minutos)
19h40 Orquestra Vermelha (50 minutos)
20h40 Test (30 minutos)
21h20 Maguerbs / SHN (30 minutos)
22h - Ratos de Porão (30 minutos)

19h - Test (30 minutos)
19h40 - Verônica Decide Morrer (30 minutos)
20h20 - Maguerbs / SHN (30 minutos)
21h - Ratos de Porão (30 minutos)
22h - Orquestra Vermelha (50 minutos)

Recriando Capa de Discos Famosos
The Beatles - Abbey Road na Av. Paulista - Vão do MASP
Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos no Largo da Batata
Cássia Eller - O Marginal na Praça da República
Rita Lee – 1993 no Viaduto Santa Efigênia
Sepultura - Roots (1996) em frente ao Centro Cultural Grajaú (praça)

Lives

Casas de Cultura

Agrotóxico - Rock hardcore
Apresentação musical que aborda temas sociais diversos, desde a violência nas grandes cidades, o meio ambiente, a política, e outros temas. Sempre com um forte posicionamento dentro da cena Rock nacional.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M' boi Mirim. Dia 17/7 às 19h. Maiores de 14 anos. Grátis.

Subalternos Live - Nunca Pare de Lutar
Uma das bandas expoentes da nova geração do Punk Rock irá tocar suas músicas e contará suas vivências sobre dois tours pela Europa, se apresentando em um dos maiores festivais do mundo, como o “Rebellion Festival”.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M' boi Mirim. Dia 25/7 às 20h. Maiores de 14 anos. Grátis.

AndraRock em duo - Mês do rock
A banda AndraRock preparou uma live em formato Duo, trazendo músicas autorais para mostrar toda a sua versatilidade, prometendo bastante interação e o requinte do seguimento Rock ao estilo Pop Rock.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e dos artistas. Dia 25/7 às 20h. Livre. Grátis.

Desacato Civil Rock
Desacato Civil é uma banda de Hardcore punk de São Paulo. O grupo acredita que existem diversas maneiras de expressar sentimentos e posicionamentos e por esta razão, utiliza a sua música como ferramenta política, sempre pensando em favor de ações coletivas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 26/7 às 16h20. Livre. Grátis.

Ossos Cruzado Rock
Formada em 2015, a banda faz uma mistura entre música pesada, o cinema de terror, o folclore e páginas policiais. Já lançou dois álbuns, tendo o reconhecimento pela mídia especializada e é bastante ativa em participações de grandes festivais, acumulando diversas apresentações no ano de 2019.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã e artista. Dia 30/7 às 20h. Livre. Grátis.

Centros Culturais

Teatro Flávio Império