Notícia na íntegra

Sexta-feira, 12 de Junho de 2020

Mês do Orgulho LGBTQIA+: programação especial nas redes da Prefeitura

Programação on-line celebra a diversidade sexual durante todo o período

*Atualizada domingo (14), às 12h04*

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), programou uma série de intervenções e programações on-line para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+ já que neste ano, devido à pandemia de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, a Avenida Paulista não receberá a maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, como já é tradição na capital. Também em apoio à diversidade, todos os monumentos da cidade serão iluminados com luzes coloridas. Nos semáforos de pedestres foi feita ativação em homenagem à Parada LGBT virtual: no cruzamento da  Avenida Paulista com a Rua Augusta houve a substituição de oito grupos focais, com quatro nas transversais da Augusta e os demais na travessia de pedestres avançada.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

Todas as redes sociais dos equipamentos da SMC contam com apresentações voltadas à temática, em especial o Centro Cultural da Diversidade (CCD). O equipamento, que foi inaugurado em 2019 e tem a programação, durante todo o ano, voltada para a diversidade sexual, intensificará, neste mês, a veiculação das performances em suas redes sociais. As lives diárias, que vêm acontecendo desde 20 de março, além de entrevistas com artistas da comunidade e história do movimento, trazem também militantes e personagens importantes de várias áreas do segmento LGBTQIA+. Além disso, desde terça-feira (9) acontecem quatro shows com nomes importantes da cena.

Entre os destaques da programação está o Bate-Papo com Luh Maza, primeira roteirista trans de TV, que escreveu a série Sessão de Terapia, da GloboPlay. A conversa acontece dia 13, no Instagram do CCD. Aula sobre Erotismo Censurado, de Eliane Robert Moraes, já está disponível no Youtube da Biblioteca Mário de Andrade. E IMPERSONIGHTS – Cabaré de Imitações, dia 30, no Instagram do Teatro Cacilda Becker.

Além disso, em parceria com a Associação da Parada, o CCD está divulgando a #ParadaSP Ao Vivo, que ocorre no domingo (14), via YouTube, data original do evento, que foi adiado para 22 de novembro, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19. E o Theatro Municipal de São Paulo ganhará uma bandeira gigante do arco íris, que ficará na fachada do espaço a partir de terça-feira (16).

Global Rainbow

 A SMC está apoiando a vinda inédita do Global Rainbow, uma instalação monumental de luzes a laser que emite raios em sete cores diferentes, com visibilidade de até 60 km de distância, que irá ocupar toda a avenida Paulista no domingo (14), quando a Avenida Paulista estaria escura e não lembraria as cores e a alegria que a Parada do Orgulho LGBTQIA+ traz.

O Global Rainbow, apresentada pela Doritos, marca que já apoia a Parada há quatro anos, será instalada em um prédio da Avenida Paulista. A ideia é que todos vejam das janelas e sacadas de suas casas e apartamentos a obra da artista porto-riquenha Yvette Mattern. Lembrando que não se deve desrespeitar o isolamento social para conferir o espetáculo. As luzes ficarão acesas durante três horas, das 19h30 às 22h30. Acendem por 15 minutos e ficam cinco apagadas, sucessivamente. 

Trazer o Global Rainbow e fazê-la brilhar na Paulista é o pontapé inicial para uma campanha maior, que continuará nos outros dias, e que doará R$ 1 milhão para entidades que ajudam a causa. 

 

PROGRAMAÇÃO

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

Instagram @ccdiversidade

Bate-papo com Luiz Felipe Lucas

Artista LGBTQIA+

Dia 11, 16h

Eu Não Sou Harvey – O Desafio das Cabeças Trocadas (Teatro)

De Michelle Ferreira. Com Ed Moraes.

Dia 12, 21h

Bate-Papo com Luh Maza

Primeira roteirista trans de TV tendo escrito a série Sessão de Terapia, da TV Globo

Dia 13, 19h

Bate-Papo com Vic Sales

Poeta e slammer

Dia 14, 19h

Bate-Papo com Renato Enoch

Cantor e compositor mineiro

Dia 15, 19h

Bate-Papo com Ebony

Caracterizadora, maquiadora, cabelereira, maquiadora de efeito e performer

Dia 16, 19h

Bate-papo com Miguel Arcanjo Prado

Idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura

Dia 17, 19h

Genderless – Um Corpo Fora da Lei (Teatro)

Dia 18, 21h

Bate-papo com Bicha Poética

Dia 19, 19h

Bate-papo com Paola Valentina

Produtora do Museu da Diversidade Sexual

Dia 20, 19h

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1jREOxgsYm7umIGpWvbw3A

JÁ DISPONÍVEL

João Silvério Trevisan: Escritor na Biblioteca

Está disponível em nosso canal no YouTube o depoimento de João Silvério Trevisan, no ciclo “Escritor na Biblioteca”. Trevisan é autor de obras como “Devassos no Paraíso”, vencedor do Prêmio Jabuti e ativista na área de direitos humanos. Fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil e, ainda na década de 1970, foi um dos editores-fundadores do mensário “Lampião da Esquina”, o primeiro jornal voltado para a comunidade homossexual brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=1_844ndXYY8&list=PL8_ah4wqb11byuMxABr8nvaPdc79Z_-58&index=9&t=0s

Uma aula sobre Ulysses, com Amara Moira

Está disponível o áudio do evento “Uma aula sobre Ulysses”, com a escritora, professora, transexual e feminista Amara Moira. Doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp, Amara apresentou fragmentos da obra de James Joyce que servem tanto como preparação a uma primeira leitura quanto como reflexão sobre o que língua e literatura são capazes.

https://www.youtube.com/watch?v=eIh3wSzzLWM&list=PL8_ah4wqb11Yy5wOiVAQS6YV1kGax74d0&index=3&t=0s

Erotismo Censurado, aula de Eliane Robert Moraes

Está disponível o áudio do evento “Erotismo censurado”, uma aula da filósofa e ensaísta Eliane Robert Moraes, apresentando obras de Sade a Hilda Hilst, intercalado com leituras da atriz Helena Ignez. Essa atividade fez parte da programação da Biblioteca Mário de Andrade durante o Festival Verão Sem Censura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.⠀

https://www.youtube.com/watch?v=Ov0qNjz-G_c&list=PL8_ah4wqb11Z6PDniOmHuRYKZ48HxPvHZ&index=3&t=0s

Som e sentido, com Bruna Beber e Leticia Novaes (Letrux)

A escritora Bruna Beber e a cantora Leticia Novaes (Letrux) participam da conversa “Som e sentido”, que está disponível no YouTube da Mário. Parceiras de criação artística, Bruna e Leticia conversam sobre poesia, música, hábitos e manias de leitura e também sobre o que nos faz chorar. “Se organizar direito, todo mundo chora”?

https://www.youtube.com/watch?v=OIxROQTMt6Q&list=PL8_ah4wqb11b5XtN0elAOoFDMDeiapNOj&index=3

EM BREVE

Uma aula sobre Lúcio Cardoso, com Ricardo Domeneck

A partir de 12 de junho, no YouTube da Mário

Recebemos na Mário o poeta, contista e ensaísta brasileiro Ricardo Domeneck. Ricardo apresentou a obra e trajetória de Lúcio Cardoso, um autor sui generis no cenário da literatura brasileira do século XX, que  deixou em seu Diário (1961), escrito entre 1949 e 1962, um relato sobre sua homossexualidade e suas dúvidas e culpas.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Instagram @ccsp_oficial

Pitch CCSP

PITCH CCSP é um projeto da Curadoria de Música pensado para trazer visibilidade a novos artistas. Compartilhamos nas nossas redes um video  das/os artistas contando sobre sua carreira e apresentando  seus trabalhos.

Naat Maat  - Sexta-feira (19)

Rapper trans Natt Maat canta sobre sua vivência enquanto travesti.

THEATRO MUNICIPAL

Live “Gênero na Arte” no Instagram do Theatro Municipal.

Ao vivo dia 25 de junho, às 18h.

Instagram do Theatro Municipal: @teatromunicipal

Mediação: Natália Mallo (pesquisadora do tema), Maria Castillo (cantora brasileira de ópera trans, que trabalha no Teatro Colón em Buenos Aires) e Uátila Coutinho (bailarino do Balé da Cidade, que também é drag queen).

Além disso, ao longo do mês, será promovida uma série de posts nas redes sociais, resgatando a memória da diversidade no palco do Municipal.

TEATRO ALFREDO MESQUITA

Instagram: @teatroalfredomesquita

Conversa com as Drags de quarta do Alfredo Mesquita 

Dia e horário: quarta-feira às 19hs

Toda quarta, uma artista da cultura drag (queens, kings, etc.) são entrevistadas para falar desse diverso mundo e suas peculiaridades. Entre as próximas já agendadas estão Don Valentim e Abba Cashier.

Gincana das Drags de Quarta no Alfredo!

Dia e horário: quarta-feira às 21h

Toda quarta-feira, em outro horário, uma intervenção artística com drag queens que acontece on-line. Comandado por uma drag, mestre de cerimônias, as drags são convidadas a performar números de sua preferência, porém em toda edição elas serão desafiadas a performar em determinados cômodos da sua residência ou até mesmo incluir em suas performances itens domésticos. Nessa estrutura, quem mais ganha é o público, que vai poder acompanhar e se surpreender com a criatividade de cada artista em sua própria residência.

Conversa com Luis Márcio Arnaut sobre Tennessee Williams

Dia e horário: 27/06 às 19h

Apresentar uma leitura da vida e obra de Tennessee Williams pouco

valorizada no Brasil, levando em consideração a conjuntura histórica, política, social e cultural e ressaltando a questão de ser um dramaturgo gay que escreveu muito sobre o universo LGBTQIA+.

TEATRO CACILDA BECKER

Instagram: @teatrocacildabecker

IMPERSONIGHTS – Cabaré de Imitações

Dia e horário: 30/06 às 21h

Inspirado nos antigos shows de Transformismo brasileiro,

IMPERSONIGHTS (Cabaré de imitações) é um espetáculo em formato de vaudeville onde o público seleciona previamente, dentro de um tema proposto, as personalidades a serem imitadas no palco. As drags então têm um período específico para pesquisar essas personalidades e trazer um número que seja fiel ao original, tanto esteticamente quanto performaticamente.

CASAS DE CULTURA

Rap Plus Size

A grandiosa imersão em busca do novo mundo é o nome do segundo álbum de trabalho do grupo “Rap Plus Size”, lançado em outubro de 2019. Os beats foram produzidos pelo produtor e criador do selo “TEIAinc.”: Vibox (Victor Machado) que, em processo de imersão, trouxe um olhar atribuído aos temas contidos, relacionados à estrutura que envolve toda a sociedade, em formas de quebrar paradigmas e amarras sociais e que busca a construção de uma nova realidade igualitária e segura para todas às minorias também.

Serviço:

Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 20/06 às 19h. Livre. Grátis.

Memória LGBT em São Paulo com Leonardo da Silva Vieira

Nesta live o historiador Leonardo da Silva Vieira abordará algumas iniciativas voltadas à memória LGBT da cidade de São Paulo, abordando a preservação e a valorização da memória social como importantes ferramentas de construção da cidadania política e cultural e de respeito mútuo.

Serviço:

Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 11/06/2020 às 19h.

Livre. Grátis

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn