Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 | Horário: 12:38

Memorial da Educação Municipal realiza exposição virtual com o tema "Crianças Guarani Mbyá"

As fotografias pertencem ao acervo fotográfico do memorial

Com o tema "Crianças Guarani Mbyá", o Memorial da Educação Municipal lançou sua 1ª Exposição Virtual em 2017. Os temas e as fotos retratam o cotidiano da infância em vários momentos, ressaltando tradições e costumes.

A mostra é composta por 85 imagens captadas entre 2004 e 2017 nos Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), pertencentes aos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), e retrata o universo das crianças nas aldeias Jaraguá, Krukutu e Tenondé Porã.

Os CEIIs, vinculados aos CECIs, são Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que atendem crianças Guarani Mbyá de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, e tem como objetivo o amplo fortalecimento da identidade étnica presente no modo de ser e de vida Guarani Mbyá.

Os CECIs tem como proposta fundamental preservar as raízes, as tradições e a autonomia dos Guarani Mbyá, pautando-se nos ensinamentos tradicionais dos mais velhos, sábios da aldeia, na compreensão e, principalmente, no respeito da diversidade étnica e cultural existente.

Veja as fotos da Exposição Virtual

Acesse o site do Memorial da Educação Municipal