Terça-feira, 6 de Abril de 2021 | Horário: 20:01

Melhorias no HSPM proporcionarão atendimento de excelência aos servidores da capital

Reforma do Pronto-Socorro Adulto e outras benfeitorias no equipamento municipal fazem parte do programa Avança Saúde SP

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) está passando por uma ampla reforma que compreende, entre outras melhorias, obras do Pronto-Socorro Adulto. Nesta terça-feira (6/4) o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, esteve no local e vistoriou o andamento das benfeitorias no Pronto Socorro e em outros setores.

A restauração faz parte do programa Avança Saúde SP e prevê, além de renovação da infraestrutura, a construção de dois pavimentos para a integração do Pronto-Socorro Infantil, a Pediatria e a Psiquiatria, além da Psicologia da Infância e Adolescência. Também serão instalados aparelhos de ar-condicionado nos centros Cirúrgico/Central de Material Esterilizado, Obstétrico, nas unidades de UTIs para adultos e no laboratório.

Acompanhado pelo secretário-adjunto, Luiz Carlos Zamarco, a superintendente em exercício, Flávia Ivana Pallinger, e o diretor do Departamento Técnico de Atenção à Saúde do HSPM, Marcos Yoshio Yano, o secretário também visitou o Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND). Nesse local a reforma está em fase final.

Durante a visita Edson Aparecido também verificou a sala onde será instalado o novo tomógrafo e a enfermaria do 4º andar, que foi revitalizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). O local será destinado para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19.

O secretário conferiu, ainda, as obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, que funcionará ao lado do HSPM, e vai permitir que o hospital volte a ter atendimento exclusivo para servidores públicos municipais e seus dependentes. A UPA terá acesso separado do HSPM e estará vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde Centro. Fará parte da Rede de Atenção às Urgências do município.

Leitos para Covid-19

Após a inspeção no HSPM, o secretário seguiu para a unidade Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove), na Zona Sul, onde vistoriou as obras para a implantação de 200 leitos para atendimento de pacientes com Covid-19, no primeiro andar do imóvel. Serão 20 de terapia intensiva (UTI) e 180 de enfermaria.

Essas vagas fazem parte das medidas de enfretamento à pandemia anunciadas recentemente pela Prefeitura. Outros 40 leitos de UTI, referenciados para Covid-19, serão instalados em uma construção modular, de alto padrão e uso permanente, no Hospital Municipal Vila Santa Catarina. A iniciativa contará com o apoio de um pool de empresas formado por Gerdau, Banco BTG, Suzano e Península. A previsão de entrega é para o final deste mês.