Quarta-feira, 27 de Maio de 2020 | Horário: 19:38

Medidas da Prefeitura previnem covid-19 no transporte público da capital

Equipe da SPTrans acompanha o movimento dos passageiros e adequa a frota de ônibus para atender a demanda

A Prefeitura de São Paulo adotou uma série de medidas para que motoristas, cobradores e passageiros do sistema de transporte público da capital se previnam contra o novo coronavírus causador da covid-19.  O uso de máscara para quem precisa se deslocar passou a ser obrigatório, além disso, tomar a vacina contra Influenza passou a ser recomendado, assim como o reforço de cuidados pessoais como lavagem das mãos a cada viagem realizada.

Como medida de prevenção, as empresas estão autorizadas a usar cortinas em formato de "L" nos postos dos motoristas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A SPTrans também sinalizou a distância de 1 metro entre os usuários nas plataformas para aguardar o embarque nos terminais. A equipe técnica da SPTrans acompanha o movimento dos passageiros e adequa a frota de ônibus para atender a demanda da população. As informações de mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações podem ser acessadas no www.sptrans.com.br/covid-19.

A SPTrans contabilizou 30 autuações às empresas operadoras pelo descumprimento à determinação do uso de máscaras de proteção no transporte público municipal entre 5 e 25 de maio, das quais oito delas receberam o comunicado mais de uma vez. Os usuários do transporte coletivo têm aderido ao uso obrigatório de máscara de proteção e as equipes da SPTrans permanecem fiscalizando e, caso a determinação seja descumprida, a multa aplicada será de 750 tarifas às empresas concessionárias de transporte.

A Secretaria Municipal da Saúde não divulga informações sobre casos específicos de pacientes, sejam eles suspeitos ou confirmados, de infecção por coronavírus. A SMS mantém o sigilo médico e tem como objetivo manter a privacidade dos pacientes e familiares, preservando a identidade em todos os casos.

A pasta informa que o boletim oficial com as atualizações epidemiológicas pode ser encontrado clicando aqui.