Notícia na íntegra

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 | Horário: 20:58

Medalha Cidade de São Paulo é concedida a 20 personalidades

Premiação homenageia aqueles que prestam bons serviços à cidade ou merecem destaque em suas áreas de atuação
1255236-ENTREGA da MEDALHA CIDADE DE SÃO PAULO 2018

Vinte grandes nomes que contribuíram com a cidade foram homenageados com a Medalha Cidade de São Paulo nesta terça-feira (30), em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal. A premiação foi concedida a personalidades da cultura, educação, do esporte e a empreendedores, entre outros.

Instituída em 2009 como Medalha 25 de Janeiro, a iniciativa fez parte das comemorações pelo aniversário da capital paulista. Receberam a homenagem personalidades, nacionais e estrangeiras, como uma forma de o município reconhecer os bons serviços à cidade ou também de pessoas que mereçam destaque especial em suas áreas de atuação.

Personalidades como a escritora Lygia Fagundes Telles, o cartunista Mauricio de Sousa e o arquiteto Oscar Niemeyer já receberam a medalha. Em abril de 2017, o prefeito João Doria alterou a denominação da homenagem para Medalha Cidade de São Paulo.

Neste ano, receberam a medalha, pela ordem alfabética:

Alex Allard – Empreendedor

Fundador do Groupe Allard, empresário visionário e inovador do projeto Cidade Matarazzo, Alexandre Allard foi reconhecido como um dos 100 businessman franceses mais influentes do mundo. Do hotel Pourtalès ao Palácio Royal Monceau em Paris, da revista “L’Architecture d’Aujourd’hui” à plataforma de microfinança, do rejuvenescimento da marca Balmain até a criação da marca Faith Connexion, Alexandre Allard, nascido nos EUA e que cresceu na África, cria lugares únicos através da confrontação irreverente das raízes históricas e da energia criativa contemporânea.

Carlos Jereissati – Empresário

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Carlos Jereissati Filho atua na Iguatemi Empresa de Shopping Centers desde 1997. Em 2005, assumiu a presidência da companhia e, ao longo dos últimos dez anos, liderou o processo de abertura de capital e inaugurou oito novos empreendimentos. Jereissati é membro do Conselho de Administração da Jereissati Participações S.A., conselheiro da OSCIP Parceiros da Educação, Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e de instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Pinacoteca e MASP. O empresário contribuiu de forma expressiva com o desenvolvimento do comércio varejista de São Paulo, que é hoje o principal destino para turismo de compras do Brasil.

Claudia Raia – Atriz

Iniciou sua trajetória em teatro no musical Chorus Line, em 1983. Depois, atuou em espetáculos como: “Não Fuja da Raia”, “Nas Raias da Loucura”, “O Beijo da Mulher Aranha” e o recente "Cantando na Chuva". Na televisão, participou de novelas da TV Globo como "Roque Santeiro", "Sassaricando", "Rainha da Sucata", "Deus nos Acuda", "Torre de Babel", "Terra Nostra” e “Salve Jorge”. Atuou também em programas como "Viva O Gordo", "TV Pirata", "Não Fuja da Raia", "Os Normais" e nas minisséries "Engraçadinha" e "Mad Maria”. Ela se tornou uma das principais artistas na promoção e valorização do teatro musical na cidade, contribuindo com a consolidação da capital como destino para o turismo cultural, atraindo visitantes de diversas localidades e fomentando a economia local.

Eduardo Lyra – Empreendedor Social

Viveu a infância dentro de uma favelaem Guarulhos. Opai ingressou no crime e foi parar na prisão. Porém, a mãe, Maria Gorete, o inspirou a sonhar, dizendo: "Filho, não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai". Eduardo é autor do livro Jovens Falcões e fundou o Instituto Gerando Falcões, que com mais de 20 programas sociais atende milhares de famílias. Foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Saiu na lista da revista Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil. Foi eleito Paulistano Nota 10 pela revista Veja.  Eduardo Lyra vem causando uma verdadeira transformação social mudando a realidade de muitos jovens nas periferias de São Paulo. Há 20 anos, o pai de Edu abandonou o crime e pagou sua dívida com a Justiça.

Fernanda Feitosa – Promotora cultural

Idealizadora e diretora da SP-Arte, maior Festival de Arte da América Latina, é uma apaixonada por artes. Nasceu no Rio, mas mudou-se para São Paulo com 9 anos. Na adolescência, foi bicampeã sulamericana de natação. Depois se formou em Direito pela USP. E fez mestrado em direito internacionalem Boston. Voltoupara São Paulo, cidade onde escolheu viver e que colocou no mapa internacional das artes. Criada em2005, aSP-Arte é um dos mais importantes eventos do mercado global do segmento, se consolidou como aglutinador de tendências e fortalece a economia criativa local. Hoje, se divide entre a SP-Arte e o conselho e patronato de museus e instituições culturais.  

Geraldo Rufino – Empreendedor

Geraldo Rufino, empreendedor, escritor e palestrante, iniciou a vida como catador de latas na periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos 8 anos. Quebrou seis vezes, sendo a última em 2003 depois de um investimento mal-sucedido. Nunca levou os episódios como algo desesperador. Em 1985, ao fundar a JR Diesel, transformou o segmento de desmanche de veículos. O novo modelo de negócios mudou a forma como o setor é visto pela sociedade, fomentando a economia e gerando mais empregos, oportunidade e renda na cidade de São Paulo.

Gilberto Dimenstein – Jornalista

Gilberto Dimenstein ganhou todos os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da Universidade de Columbia (Nova York). Integrou a incubadora de projetos sociais de Universidade Harvard. Atualmente coordena o Catraca Livre.Em São Paulo, Dimenstein promove ações de lazer e de cultura para a valorização da cidade e seu patrimônio histórico, cultural e comunitário.

Hortência Macari – Desportista

Hortência de Fátima Marcari é uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Uma das maiores homenagens já recebidas por ela foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos, em 2002, e do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em 2005. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira, com média de 24,9 pontos/partida. Já disputou cinco mundiais. Atualmente, Hortência é empresária, palestrante e comentarista da Rede Globo. Valorizou o esporte na cidade de São Paulo como aprimoramento físico, mental e de cidadania.

Ismael Ivo – Coreógrafo e bailarino

Nascido na periferia de São Paulo, enxergou a dança como sua arma para transpor todas as barreiras. Foi o primeiro bailarino brasileiro e negro a ser convidado a dirigir um teatro estatal na Alemanha, o de Weimar. Em Viena, criou o ImPulzTanz, hoje considerado o maior festival de dança contemporânea de toda a Europa. Por oito anos consecutivos foi diretor da Bienal de Dança de Veneza. Um dos maiores nomes da dança contemporânea internacional, foi Condecorado em Brasília, em 2010, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Assumiu em2017 adireção do Balé da Cidade de São Paulo, ligado ao Theatro Municipal, onde vem contribuindo com a disseminação da dança e a formação de novos talentos na capital paulista.

Ives Gandra Martins – Jurista

Advogado, é autor de mais de 80 livros individuais e 300 em colaboração, publicados em 21 países sobre os mais diversos temas, dentre os quais direito, economia, filosofia, política, história, literatura, sociologia, teologia e música. Possui 38 títulos universitários e pertence a 32 Academias. É Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs - Paraná e Rio Grande do Sul. Considerado um dos mais importantes juristas brasileiros, de uma família com raízesem São Paulo, cidade onde dedicou seu trabalho, talento e sensibilidade.

Jefferson Rueda – Chef de Cozinha

O chef Jefferson Rueda já trabalhou em alguns dos principais restaurantes de São Paulo. Abriu o Bar da Dona Onça junto com sua esposa e chef Janaina Rueda, e passou uma temporada de seis meses em cozinhas renomadas na Europa, como a do El Celler Can Roca, Can Fabes e Santi Santamaria. Em 2015, inaugurou A Casa do Porco Bar, que reúne toda experiência adquirida ao longo de sua vida. Conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o 8º lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e uma estrela no Guia Michelin. Seu trabalho contribuiu com a valorização da culinária brasileira e resgate do Centro de São Paulo com foco para a economia criativa através da gastronomia.

João Carlos Martins – Maestro

João Carlos Martins nasceu em São Paulo, em 1940, e ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas. Abandonou definitivamente os palcos como pianista em 2002 por problemas físicos e, há 12 anos, iniciou os seus estudos de regência. Fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolve um trabalho com adolescentes através da sua Bachiana Jovem. Ensina música para jovens carentes da periferia de São Paulo, descobrindo talentos e promovendo a democratização da cultura e inclusão social na capital paulista.

Mayana Zatz – Geneticista

Professora titular de genética do instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Diretora do Centro de Pesquisas em Genoma Humano e Células-tronco, Coordenadora do projeto Instituto Nacional : envelhecimento e doenças genéticas. Publicou 300 trabalhos científicos que já foram citados 16.500 vezes. Tem participado  ativamente de discussões sobre políticas de apoio à ciência e   aspectos éticos relacionados com os avanços científicos que interessam a toda a sociedade. Publicou o livro Gen ÉTICA: escolhas que nossos avós não faziam. Promoveu uma verdadeira inovação em termos de pesquisa científica, valorizando o nome do Brasil e da cidade de São Paulo, onde desenvolve seus estudos.

Nizan Guanaes – Publicitário

Fundador do Grupo ABC, é considerado o publicitário número um do Brasil e um dos líderes de melhor reputação, segundo pesquisa da revista Exame. Foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times e uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios, segundo a revista Fast Company. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Nizan Guanaes tem dedicado, há mais de 20 anos, grande parte do seu tempo a causas sociais, principalmente relacionadas a empreendedorismo, educação e preservação do patrimônio cultural de São Paulo e do Brasil.

Paulo Borges – Promotor Cultural

Com mais de 30 anos de experiência em moda, Paulo Borges é o visionário que lidera a organização da moda brasileira como setor e que abraça a causa da disseminação de uma cultura de moda e design no País. É o criador do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina, fundador do IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) e líder do movimento Amo Moda Amo Brasil.

Regina Duarte – Atriz

Mãe de três filhos e avô de seis netos, Regina Duarte iniciou a carreira no teatro amador em 1961 e hoje tem um lugar de destaque na teledramaturgia. 
Realizou trabalhos icônicos que fazem parte da memória emotiva dos brasileiros, sucessos como Viúva Porcina, Três Helenas de Manuel Carlos e Chiquinha Gonzaga. Atualmente, brilha na novela das seis com o personagem Madame Lucerne. Ao longo de sua carreira vem defendendo a cidade de São Paulo como centro de cultura no Brasil.

Roberto Minczuk – Maestro

O maestro fez sua estreia internacional à frente da Filarmônica de Nova York, onde foi Maestro Associado, o primeiro a ocupar este posto após Leonard Bernstein. Regeu mais de 100 orquestras internacionais, entre elas as Filarmônicas de Londres, Tóquio e Israel. Atualmente, é o Maestro Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Traz com seu trabalho na capital paulista um enorme ganho para a música brasileira. 

Rubens Ometto – Empresário

Rubens Ometto Silveira Mello é Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, Cosan S.A, Comgás, Rumo e Raízen, além de acionista controlador das empresas. Tem mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas. Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio, é um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Cana e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. Foi eleito Empreendedor do Ano em 2010 pela revista Dinheiro e Homem do Ano em 2014 pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Construiu dezenas de negócios de sucesso, gerando renda e oportunidade para brasileiros sediados no Estado e na capital de São Paulo.

Tom Cavalcante – Humorista

Um dos maiores humoristas do Brasil, Tom Cavalcante carrega o raríssimo dom de captar a essência do comportamento humano de cada indivíduo e traduzi-la com absoluta riqueza de detalhes no gestual, no olhar e na reprodução da voz. Nascido em Fortaleza, Tom escolheu e adotou a cidade de São Paulo, onde desenvolveu sua vida profissional. Entre criações próprias e imitações, já deu vida a mais de 200 personagens. Sucesso na TV desde 1992, atuou na “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo” e “Megatom”, na Rede Globo, e no Show do Tom, na Rede Record.  O talento de Tom Cavalcante é reconhecido pelas maiores premiações do meio artístico nacional.

Viviane Senna – Educadora, presidente do Instituto Ayrton Senna

A empresária Viviane Senna fundou com sua família, em novembro de 1994, o Instituto Ayrton Senna, assumindo a presidência da organização. Com mais de 20 anos de história, a organização defende que todas as crianças e jovens tenham direito à educação integral, que os prepara para os desafios do Século 21. E, para concretizar este objetivo, pesquisa e produz novos conhecimentos em pedagogia, gestão educacional e avaliação de impacto e os transforma em soluções educacionais inovadoras que são levadas para as redes públicas, nos ensinos fundamental e médio, em larga escala.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn