Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021 | Horário: 12:13

Manhã termina com céu claro, sol e sensação de calor

Termômetros marcam 29ºC em média. A máxima pode chegar aos 31ºC

A manhã desta terça-feira (23) termina com céu claro e sol na capital. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE)  da Prefeitura, os termômetros marcam 29ºC em média. A máxima pode chegar aos 31ºC.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 50%. Nas horas mais quentes do dia este índice pode marcar até 40%. Não há chuvas na capital paulista e, de acordo com os meteorologistas do CGE, o dia deve terminar com aumento de nebulosidade entre o fim da tarde e o início da noite e sem previsão de chuvas significativas.

Tendência para os próximos dias

As simulações atmosféricas mais recentes dos modelos de previsão indicam volumes expressivos de chuva entre a quarta-feira (24) e a sexta-feira (26), por conta da atuação de uma frente fria sobre o oceano e a formação uma área de baixa pressão atmosférica posicionada no litoral do Sudeste. Essa condição meteorológica deve intensificar os volumes de precipitação nos últimos dias de fevereiro.

A quarta-feira (24) deve começar com céu nublado e temperatura média na casa dos 20°C durante a madrugada. O amanhecer será com sol entre poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas com máxima prevista de 29°C e índices mínimos de unidade do ar próximos dos 42%. Entre o fim da tarde e o início da noite, o calor, associado com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, gera nuvens carregadas que devem provocar chuva na forma de pancadas com intensidade moderada a forte em alguns momentos. Portanto, há risco de formação de alagamentos e quedas de árvores em decorrência de eventuais rajadas de ventos.

Na quinta-feira (25) o cenário atmosférico será de tempo instável a partir da tarde, que se prolonga para o período da noite e madrugada de sexta-feira (26). São esperadas chuvas fortes acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento, o que favorece a condição para quedas de árvores, formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos da Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. A temperatura máxima diminui um pouco e a máxima deve chegar apenas aos 27°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 45% e 95%.