Quinta-feira, 2 de Julho de 2020

Mais de 10 mil pessoas se candidatam para 2,1 mil vagas de emprego no Cate

Selecionados serão encaminhados para outras etapas do processo com as empresas

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo (Cate) recebeu 10.548 currículos para preencher 2.154 vagas de empregos nos setores de saúde, comércio e serviços. As inscrições foram encerradas nesta quarta-feira, 1º de julho, e os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho iniciaram a análise dos currículos recebidos para encaminhar os candidatos que atenderam ao perfil exigido pelas empresas.

O levantamento parcial da pré-seleção indica que 27% dos inscritos passaram para segunda fase do processo seletivo. Cerca de 500 vagas ofertadas pela Prefeitura de São Paulo não exigiam experiência anterior dos candidatos, atraindo jovens a partir dos 14 anos para o processo seletivo. A maioria das pessoas que se inscreveu apresenta o ensino médio como escolaridade completa ou em andamento. Aproximadamente 100 candidatos se inscreveram para conquistar uma oportunidade destinada a pessoas com deficiência.

A gestora de pessoas de uma rede de supermercados, Bruna Lauer Severino, que divulgou vagas em processo recente realizado pelo Cate, reforçou que a pandemia causada pelo coronavírus não inviabilizou a contratação de novos candidatos. O Cate, segundo ela, traz bons resultados para a empresa ao intermediar as contratações de funcionários. “Supermercados são considerados serviços essenciais durante a pandemia e com isso não tivemos redução ou demissão de funcionários. Estamos, inclusive, com muitas vagas de emprego em aberto”, diz Bruna.

Edvania Maria Nogueira, de 45 anos, estava há cinco meses desempregada e foi contratada pela rede de supermercados para ocupar o cargo de fiscal de caixa. “Eu fiquei sabendo do processo seletivo pela internet. A primeira fase foi on-line e a segunda presencialmente. Estou trabalhando já tem um mês”, conta Edvania.

Processos seletivos on-line do Cate

Os candidatos que buscam recolocação profissional e se dirigiam às unidades do Cate para atendimento presencial podem participar dos processos on-line organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Já foram oferecidas mais de cinco mil vagas desde março, quando iniciou a quarentena e os postos tiveram que fechar em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

Os processos seletivos são divulgados pelas redes sociais e portal da Prefeitura de São Paulo www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento. Um site é disponibilizado para inscrições e envio do currículo atualizado e com prazo para o cadastro. As equipes do Cate fazem a pré-seleção dos candidatos que atendem às exigências das empresas contratantes e encaminham os trabalhadores para as demais fases do processo seletivo, que podem incluir provas e entrevistas. Mais de 40 mil currículos foram recebidos no período.