Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020

Mães com covid-19 podem amamentar sem risco para o bebê

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), benefícios do aleitamento superam os riscos de transmissão do coronavírus para a criança

A covid-19 não é uma contraindicação para a amamentação. Apesar de já terem sido encontradas pequenas partículas do novo coronavírus no leite materno, elas não são capazes de transmitir a doença.

Pelas recomendações tanto das evidências científicas quanto da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento, mesmo a mãe estando com a covid-19, traz mais benefícios do que riscos para a criança. A mãe pode amamentar tomando todos os cuidados preconizados às pessoas em geral durante a pandemia, ou seja, higiene rigorosa das mãos e uso de máscara.

No caso de uma mãe acometida pela doença que não esteja se sentindo bem ou não queira amamentar, há a opção de retirada do leite materno para que um outro familiar ou cuidador possa oferecer ao bebê.

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são capacitados para orientar as mamães nesse processo, desde a extração do leite até a melhor forma de oferecer, neste caso o copinho, que estimula a criança a fazer os mesmos movimentos de sucção como se estivesse no peito.

Em situações extremas, como mães internadas em estado grave ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as equipes de saúde fazem uma extração de alívio para não dar desconforto e evitar possíveis complicações e esse leite em princípio é desprezado. Se a mãe está em casa e o bebê internado, ela tira o leite em casa e leva até o Banco de Leite mais próximo, onde é feita a pasteurização antes de ser oferecido para o bebê.

Fonte:

Manual de boas práticas Fiocruz