Sexta-feira, 27 de Março de 2020

Lixeiras são instaladas na entrada dos restaurantes Bom Prato

Horário: 00:00
Iniciativa da Prefeitura tem o objetivo de reforçar o descarte correto de dejetos. Mais de cem lixeiras foram instaladas na capital.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), instalou 109 lixeiras nas entradas e imediações das 22 unidades da rede de restaurantes Bom Prato. A ação busca reforçar a importância de descartar corretamente os resíduos utilizados nas refeições, como talheres e embalagens e preservar a saúde pública durante o cenário da pandemia do novo coronavírus. Além dos novos equipamentos instalados, a cidade conta cerca de 150 mil lixeiras distribuídas pelas vias.

Os modelos instalados são cestos aramados, que são fixados nos postes, e o modelo robocop, em formato cilíndrico, com 30 cm de diâmetro e capacidade de até 50 litros cada. Esse modelo possui maior resistência no material, o que aumenta sua durabilidade e minimiza depredações.

A Prefeitura conta com a colaboração da população para manter os equipamentos públicos em bom estado. Em casos de vandalismo, a infração prevista no artigo 1°, da lei 10.328/1.987 é autuação do cidadão que danifica ou destrói, no topo ou em parte, cercas, tampas de bueiros, lixeiras, muros, marcos ou quaisquer outros bens e equipamentos urbanos do município. O valor da multa é de R$ 325,66.

Sobre a AMLURB

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).