Sábado, 17 de Agosto de 2019 | Horário: 21:53

Jornada do Patrimônio lança olhar de resgate aos pontos históricos da cidade

Público compareceu em peso neste sábado (17) para o circuito que conta histórias e curiosidades pelas ruas do centro da capital; evento também acontece neste domingo

Além do movimento tradicional com o comércio, as ruas da região central da cidade ficaram mais cheias neste sábado (17), com a Jornada do Patrimônio.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para incentivar que, tanto o morador de são Paulo quanto o turista, a conhecer e explorar a cultura, a memória e o patrimônio histórico da cidade.

+ Veja a programação de atividades com acessibilidade

Com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos. O evento convida a população para conhecer e explorar os pontos históricos e de memória e identidade da cidade.A Jornada faz parte do Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A programação completa está disponível aqui

A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

“Temos aqui não só a historia da cidade, mas a historia do pais. Temos um ator ali interpretando o Mário de Andrade, que foi o primeiro secretario de cultura da cidade de são Paulo”, declarou o prefeito Bruno Covas, que participou do evento e caminhou desde a Casa de Francisca, na rua Quintino Bocaiuva, aonde uma performance encenou os shows que ali eram realizados por Adoniran Barbosa - brilhantemente interpretado por Cássio Scarpin – até o Largo São Francisco, onde Mário de Andrade – interpretado por Pascoal da Conceição – interagiu com Luiz Gama - feito por Ailton Graça. O espetáculo a céu aberto teve participação da bateria da Vai Vai e vale realmente a pena ser visto.

“Com esse evento são mais de 1000 atividades na jornada, para resgatar o patrimônio histórico, que a cidade tem a oferecer”, disse Covas.

“Hoje tivemos, além da encenação de onde foi o primeiro show da Elis Regina na cidade, com o Adoniram Barbosa, como tivemos, mais cedo, uma menção à primeira parada LGBT, lá na Praça Roosevelt, que é da história mais recente. Para que as pessoas possam se orgulhar e se apropriar de São Paulo. A expectativa é que as pessoas venham ainda mais ao centro da cidade, que aliás está passando por um grande processo de transformação e investimento público” concluiu o prefeito.