Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022 | Horário: 17:50

Jardins de chuva ganham certificado internacional de boas práticas

Secretaria Municipal das Subprefeituras participou de forma virtual da cerimônia realizada pela World Green City Awards, sexta-feira (14), na Coreia do Sul

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, foi homenageada sexta-feira (14), durante cerimônia realizada pela World Green City Awards na Coreia do Sul, pela instalação de jardins de chuva na capital, quando recebeu certificado internacional de boas práticas. Trata-se de áreas verdes inovadoras, que somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais e que têm como finalidade ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos.

Além das funções em infraestrutura verde, essas modalidades ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade urbana, enquanto auxiliam no escoamento da água da chuva. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Este é o objetivo da SMSUB, que já implantou mais de 200 unidades, desde 2017, por meio das Subprefeituras.

"A implantação de áreas verdes é muito importante para diminuir a aridez da cidade, com a utilização de plantas e flores. Porém mais do que isso, os jardins de chuva têm como diferencial a capacidade de drenar a água que até então ficava acumulada no asfalto. É mais uma medida para diminuir os pontos de alagamentos", declarou Alexandre Modonezi, secretário municipal das Subprefeituras.

Os jardins estão distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Entre os distritos contemplados estão Aricanduva, Butantã, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Ipiranga, Lapa, Penha, Pinheiros, Santana/ Tucuruvi, Sé, Casa Verde/Cachoeirinha, Ermelino Matarazzo e Vila Mariana. Todas as obras foram realizadas por equipes já contratadas pelas Subprefeituras, sem contratações excepcionais.

A região central da capital foi escolhida para receber o projeto-piloto de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e concentra a maior parte dos jardins. São cerca de 92 mil m², se considerarmos também outras intervenções com a mesma função de captação de água, como as vagas verdes, biovaletas, escadarias verdes, poços de infiltração, land art e bosques de conservação urbana.

Está prevista a entrega de 400 unidades até o final de 2024. A Prefeitura tem trabalhado para conseguir financiamento internacional para ampliar a quantidade de obras desse tipo para 2 mil.

Confira aqui a lista de jardins de chuva distribuídos pelas Subprefeituras.