Sábado, 27 de Janeiro de 2018 | Horário: 12:13

Jardim Peri recebe edição do SP Cidade Linda

Ação foi marcada pela entrega de 124 termos de quitação de imóveis
1140666-Operação CIDADE LINDA na CASA VERDE

O prefeito João Doria participou neste sábado (27) do início do mutirão de serviços do programa SP Cidade Linda na região da Casa Verde, na Zona Norte da cidade. Ao longo da semana, os trabalhos estarão concentrados no entorno das ruas Solar e Lembrança, no Jardim Peri, que serão revitalizadas com serviços de limpeza e manutenção.

Esta será a 3ª vez que a iniciativa acontece na área da Prefeitura Regional da Casa Verde. Outras edições já foram feitas na Avenida Inajar de Souza e também na Marginal Tietê. Desta vez, mais de 120 pessoas estão envolvidas na ação. As equipes de conservação de logradouros e áreas ajardinadas da Prefeitura Regional da Casa Verde vão atuar em 32 frentes de serviços, como varrição, pintura de guias, corte de grama, cata-bagulho, retirada de propagandas irregulares, plantio de árvores, conservação de logradouros e tapa-buraco. Para melhorar a drenagem na região, também será feita a limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo.

O passeio das ruas Solar e Lembrança também será requalificado com a instalação de rampas de acessibilidade com piso tátil, por meio do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas. O mutirão tem como principal objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas ampliando a acessibilidade. A região também receberá novas lixeiras, sendo duas delas do tipo Tulipa, que são presas ao chão.

Os córregos Guaraú e Flamengo, na Avenida Mariana Caligiori Ronchetti, receberão, ao longo da semana, ações de limpeza manual, com a retirada de entulhos, roçada e capina nas margens. O Departamento de Iluminação Pública da cidade (ILUME) irá vistoriar o local para implantar melhorias na região. A via também receberá as carretas de cinema itinerante e de atendimento do programa Doutor Saúde, um consultório veterinário móvel e uma unidade de atendimento da COHAB.

Doutor Saúde

A carreta do programa Doutor Saúde distribuiu senhas para atendimento das 9h às 14h. Homens e mulheres poderão ser atendidos gratuitamente pelo Programa Médico Preventivo, que realiza exames de glicemia e colesterol, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento também será realizado o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de ondulações das mamas. Trata-se de um equipamento portátil, operado por um profissional de saúde.

O Doutor Saúde é uma iniciativa em parceria com o CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades, por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Atendimento Veterinário

Um consultório veterinário móvel vai receber cães e gatos dos moradores da região, por meio de uma parceria com a Associação AMPARA Animal. As senhas para atendimento foram distribuídas das 9h às 12h. No local, são realizadas consultas, vacinação antirrábica e cadastramento para castração, tudo de graça. Durante os procedimentos, os tutores de animais ainda são orientados sobre guarda responsável.

Estes atendimentos são feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Cinema Itinerante

A carreta de cinema itinerante, viabilizada por meio de uma parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, conta com uma programação especial para as crianças da região. Serão exibidos:

9h: Pets – A Vida Secreta dos Bichos
11h: Especial de Curtas Nacionais em Libras com os nacionais “O Sumiço da Coroa”, “Campeonato de Pescaria” e “Nham Nham”, todos com tradução em Libras, para que deficientes auditivos também participem da ação.
12h30: Mogli – o menino lobo
15h: Kubo e as cordas mágicas

Agita Cohab

Nesta edição, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) irá beneficiar 201 famílias com a entrega de 124 Termos de Quitação da Casa Própria aos mutuários da região (documento permite que o mutuário registre a escritura do imóvel), além da negociação de 77 contratos. Além disso, a Cohab-SP está presente com a sua unidade móvel Cohab na Área, para realização do atendimento aos mutuários e esclarecimento de dúvidas.

Asfalto Novo

O prefeito finalizou a visita à região com uma vistoria ao recapeamento realizado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, no Limão. A iniciativa contempla um total de 81.000 m²de asfalto e até o momento foram recapeados 40.000 m², ou seja, 49% executado. Com isso, a obra iniciada em dezembro deve ser concluída em março deste ano.

O programa está investindo R$ 350 milhões no recapeamento de vias em todas as regiões. Deste total, R$ 210 milhões são provenientes do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e os outros R$ 40 milhões serão investidos pela SPTrans no recape de corredores de ônibus.