Sábado, 24 de Fevereiro de 2018 | Horário: 12:18

Jardim Bonfiglioli recebe edição do SP Cidade Linda

Ação será marcada por mutirão de serviços gratuitos oferecidos aos moradores da região, como emissão de carteiras de trabalho e atendimento veterinário
1081178-Cidade Linda no Jardim Bonfiglioli

O prefeito João Doria participou neste sábado (24) do início do mutirão de serviços da 57ª edição do programa SP Cidade Linda, realizada no Jardim Bonfiglioli, na Zona Oeste. Ao longo da semana, os trabalhos estarão concentrados no entorno da Praça Isai Leiner, que será revitalizada com serviços de limpeza e manutenção.

Nesta edição, mais de 180 pessoas estão envolvidas na ação. As equipes de conservação de logradouros e áreas ajardinadas da Prefeitura Regional do Butantã vão atuar em 32 frentes de serviços, como varrição, pintura de guias, corte de grama, cata-bagulho, retirada de propagandas irregulares, plantio de árvores, conservação de logradouros e tapa-buraco.

Para melhorar a drenagem na região, também será feita a limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo. O passeio da Praça Isai Leiner também será requalificado com a readequação do calçamento, por meio do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas. O mutirão tem como principal objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas ampliando a acessibilidade. A região também receberá 120 novas lixeiras do modelo Iron, que são presas aos postes, e modelo Tulipa, fixadas no chão.

O Departamento de Iluminação Pública (ILUME) já vistoriou o local para implantar melhorias nas avenidas Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, Comendador Alberto Bonfiglioli, Corifeu de Azevedo Marques e na Praça Isai Leiner. Com o objetivo aumentar a segurança nas vias, as lâmpadas de vapor de sódio (amareladas) foram trocadas por lâmpadas de vapor metálico (brancas). Esta readequação englobou a distribuição de 522 lâmpadas, melhorando a visibilidade em pontos escuros e iluminando melhor as calçadas. As lâmpadas brancas tornam as cores mais vivas, aumentam o contraste e, com isso, permitem uma melhor percepção dos objetos e da vegetação.

A iniciativa conta ainda com as carretas de cinema itinerante e de atendimento do programa Doutor Saúde, uma tenda de atendimento oftalmológico, um consultório veterinário móvel, uma unidade de atendimento da COHAB. A Sabesp participa oferecendo água ao público e educação para o uso consciente do recurso natural.

Doutor Saúde

A carreta do programa Doutor Saúde vai distribuir senhas para atendimento a partir das 9h. Homens e mulheres poderão ser atendidos gratuitamente pelo Programa Médico Preventivo, que realiza exames de glicemia e colesterol, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento também será realizado o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de ondulações das mamas. Trata-se de um equipamento portátil, operado por um profissional de saúde. O Doutor Saúde é uma iniciativa em parceria com o CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades.

Atendimento Veterinário

Um consultório veterinário móvel vai receber cães e gatos dos moradores da região, por meio de uma parceria com a Associação AMPARA Animal. As senhas para atendimento foram distribuídas das 9h às 12h. No local, foram realizadas consultas, vacinação antirrábica e cadastramento para castração, tudo de graça. Durante os procedimentos, os tutores de animais também receberam orientações sobre guarda responsável.

Estes atendimentos foram feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Cinema Itinerante

A carreta de cinema itinerante, viabilizada por meio de uma parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, conta com uma programação especial para as crianças da região. Serão exibidos:

9h: Pets – A Vida Secreta dos Bichos

11h: O Bom Gigante Amigo

12h30: Mogli – o menino lobo

15h: Kubo e as cordas mágicas

Agita Cohab

Junto com o Cidade Linda, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) realizou mais uma edição do Agita Cohab para o atendimento de mais de 400 moradores do Butantã. Foi feita a entrega de 165 termos de quitação de imóveis, além de assinaturas, renegociação de dívidas e esclarecimento de dúvidas. No ano passado, os programas Agita Cohab e Cohab na Área percorreram bairros de 15 Prefeituras Regionais da cidade de São Paulo e reuniram cerca de 14 mil pessoas. A Cohab-SP lançou os dois programas em abril de 2017 com o objetivo de descentralizar o atendimento e estar mais próxima de seus mutuários.

Asfalto Novo

O prefeito finalizou a visita à região com a entrega da primeira fase do recapeamento da Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, também na Zona Oeste. As obras, iniciadas em dezembro de 2017 dentro do programa Asfalto Novo, contemplam o trecho entre a Av. Corifeu de Azevedo Marques e a Rua Ludovico Ariosto. Foram utilizadas 2.900 toneladas de asfalto para o recapeamento de 27.500 metros quadrados da via. Também foram recuperados 3.023 metros de sarjetas.