Notícia na íntegra

Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020

Isolamento social: Capital registrou 39% na última segunda-feira (30)

Cidade continua em quarentena. Novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 39% de isolamento social na última segunda-feira (30), quando todo o estado de São Paulo retornou para a fase amarela do Plano São Paulo, endurecendo as restrições para evitar aglomerações e o contágio do vírus.

“Precisamos ter cautela, paciência, resiliência e compreensão. Muita orientação, principalmente aos mais jovens para que, por favor, evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as suas mãos e compreendam que a covid-19 ainda não foi embora. O vírus ainda está presente e ele mata”, disse o governador João Doria.

O novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente. Não é hora de baixar a guarda, mas sim retomar os cuidados com os protocolos de higiene e segurança. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença.

Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).

“Precisamos ter um compromisso, principalmente com estas ações que são as mais responsáveis pelo aumento do número de casos, que são as atividades noturnas, festas e confraternizações, com números elevados ou não de pessoas, quando não se atendem aos requisitos básicos de distanciamento”, afirmou o coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19, João Gabbardo.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 407.127 casos confirmados e 15.150 óbitos pela doença na capital. Outros 597.894 casos e 6.063 óbitos estão em investigação.

 

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn