Domingo, 28 de Junho de 2020

Covid-19: Instituto Butantan disponibiliza testes rápidos para servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana

A testagem foi iniciada na última segunda-feira (22)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, informa que novos testes rápidos para detectar a covid-19 começaram a ser aplicados em todos os servidores da pasta, da Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e Juntas do Serviço Militar na última segunda-feira (22).

No início de maio a Guarda Civil Metropolitana, por meio de doação realizada pelo Ministério da Saúde, realizou testagem em guardas civis que apresentaram sintomas gripais; já os novos testes detectam os anticorpos IgG que são produzidos tardiamente e provavelmente indicam que o paciente não está em período infeccioso.

A ação de testagem é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Instituto Butantan. Inicialmente, 6.500 testes serão disponibilizados. No total, 22 mil kits serão distribuídos para os servidores e pessoas que residam com ele (três por pessoa). Caso o servidor possua mais conviventes, é necessário entrar em contato com o Comando Geral, via e-mail (gcmtestebutanta@gmail.com).

Os interessados devem preencher questionário de inscrição conforme comunicado divulgado para os servidores e a confirmação do agendamento é recebida via e-mail. Os servidores não são obrigados a realizar o teste, porém, para que os conviventes possam fazer a coleta, é necessário que ele preencha o formulário.

A coleta é feita por guardas civis formados na área da saúde, com supervisão do laboratório Hilab, parceiro neste projeto, e os testes estão sendo realizados em cinco unidades da Guarda Civil Metropolitana: Comando Geral; Comando Operacional Leste; Academia de Formação em Segurança Urbana; Comando Operacional Oeste e Comando Operacional Sul.

O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. O resultado dos testados é enviado por celular ou e-mail e, caso alguém teste positivo para o vírus, será encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A Secretaria Municipal de Saúde realizará o monitoramento do servidor e seus familiares.