Terça-feira, 17 de Maio de 2022 | Horário: 18:19

Início de noite com temperaturas em rápido declínio

Mínima prevista para a madrugada 6ºC

Noite de terça-feira (17) começa com céu claro e temperaturas em declínio. Conforme as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 14,6°C em média, com sensação térmica de 13°C. Na estação meteorológica automática de Engenheiro Marsilac, Zona Sul, o valor já está em 11°C. A mínima prevista para a madrugada é de 6°C. Não há previsão de chuvas.

A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de alerta máximo para baixas temperaturas desde às 11h do dia 16/05/2022. E às 16h57 o mesmo órgão decretou estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, já que os índices oscilavam em torno de 30%. O estado se encerrou às 17h55, com a umidade oscilando em 40%.

A menor mínima do ano deve ocorrer já nesta noite. De acordo com dados do CGE, que compila informações de temperatura na cidade de São Paulo desde 2004, a menor mínima do ano ocorreu em 05/05/2022 com 12,4°C de média na cidade. Já a menor temperatura absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu dia 16/04/2022 em Capela do Socorro, Zona Sul, com 9°C.

A menor mínima média de todo histórico do CGE ocorreu em 30/07/2021 com 3,2°C. Já a menor absoluta desde 2004, foi registrada em Parelheiros, Zona Sul, em 30/07/2021 com -3°C.

Rajadas de vento

Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, às 12h - 42,6km.

Estação meteorológica automática Santana/Tucuruvi, Zona Norte, às 14h50 - 55km/h

Campo de Marte, Zona Norte, às 14h - 44,4km/h

Campo de Marte, Zona Norte, às 16h - 44,4km/h

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O amanhecer da quarta-feira (18) será de céu claro e termômetros oscilando em torno dos 6°C na capital paulista, o que vai gerar recorde de temperatura mínima em São Paulo em 2022. A presença do ar frio e seco inibe a formação de nebulosidade, determinando um dia ensolarado, entretanto, com ventos que podem superar os 50 Km/h, o que aumenta a sensação de frio. Por conta disso, a máxima prevista será de apenas 14°C.

A quinta-feira (19) terá tempo estável com predomínio de sol e sensação de frio. Mínima de 7°C ao amanhecer e máxima de 16°C à tarde. À noite, a quantidade de nuvens aumenta, porém não há previsão de chuva.