Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 | Horário: 15:05

Iniciativa “Cidade Solidária” é destaque em plataforma global para os Direitos Digitais

A plataforma apresentou a iniciativa de São Paulo como um exemplo do uso da tecnologia para enfrentar a pandemia

Um dos principais levantamentos sobre as ações de combate ao coronavírus na cidade de São Paulo ganhou relevância internacional. O Mapeamento de Ações Realizadas para o Enfrentamento à covid-19, produzido em português e inglês pela equipe de Relações Internacionais da Prefeitura, divulga semanalmente as estratégias adotadas pelo governo municipal no controle da pandemia para o público internacional. Por meio deste documento, o programa “Cidade Solidária” foi citado no site da Coalizão de Cidades para os Direitos Digitais, uma plataforma global para fortalecer os governos na defesa da privacidade, liberdade de expressão e processos democráticos.

O programa “Cidade Solidária” é uma ação de voluntariado da Prefeitura de São Paulo, junto a diversas entidades sociais do município, para arrecadar doações para ajudar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Coalizão de Cidades para os Direitos Digitais apresentou a iniciativa como um exemplo do uso da tecnologia para enfrentar a pandemia, em uma lista que inclui ações de cidades como Helsinki (Finlândia) e Bratislava (Eslováquia).

“Muito mais do que uma ação pública, trata-se de parceria com a sociedade civil. Várias ONGs e entidades já faziam esse trabalho e agora se unem à Prefeitura de São Paulo para atingir um número muito maior de pessoas em vulnerabilidade social na cidade”, explicou o prefeito Bruno Covas.

Lançada pelas cidades de Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha) e Nova York (Estados Unidos), a Coalização de Cidades para os Direitos Digitais segue os princípios de acesso universal e igual à internet, alfabetização digital, privacidade, proteção de dados e segurança, democracia participativa, diversidade e inclusão. São Paulo participa desta rede desde novembro de 2019, na qual há espaço para o intercâmbio de práticas sobre os direitos digitais, coordenação de políticas conjuntas e atuação em processos políticos internacionais importantes ao lado de outras 29 outras cidades da Europa, Austrália e EUA.

Levantamento de ações internacionais de enfrentamento ao coronavírus

A área de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo iniciou um levantamento internacional de ações e boas práticas realizadas para o enfrentamento da covid-19, com a finalidade de contribuir com as medidas de contenção que estão sendo aplicadas na cidade.

“Este é o momento de unirmos nossos esforços a favor da humanidade e em respeito a todos os cidadãos do mundo que estão contribuindo com as medidas de contenção do coronavírus. Expandir as ações que estão sendo realizadas globalmente vai contribuir com o amparo que a população merece neste cenário", destaca o secretário de Relações Internacionais, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

O documento apresenta diversas ações implementadas por cidades e países, como descontos fiscais e medidas econômicas, políticas de atendimento à população de rua, acolhimento a mulheres e crianças em situação de violência doméstica, medidas e serviços de saúde pública, restrições parciais ou totais de funcionamento de estabelecimentos privados, educação, transporte coletivo, fechamento de fronteiras, entre outros. O principal ponto em comum é o isolamento preventivo obrigatório e monitorado. Para saber mais, acesse este link (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/?p=297849).