Sábado, 18 de Março de 2023

Imunização contra Covid-19, poliomielite e outras doenças segue neste sábado

Horário: 00:00
Vacinas estão disponíveis nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h; confira os públicos elegíveis

Neste sábado (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com a imunização contra a Covid-19 em todas as faixas etárias. O imunizante Pfizer bivalente está disponível aos cidadãos com mais de 60 anos. Também são elegíveis nesta etapa da vacinação os residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos.

Serão vacinadas as pessoas destes grupos que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.

Caso existam doses remanescentes da vacina Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, gestantes e puérperas poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região da UBS, bem como profissionais de saúde. Para inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço. Vale lembrar que grávidas e puérperas entram no esquema vacinal na próxima segunda-feira (20) e poderão procurar as UBSs e AMAs/UBSs Integradas para tomar o imunizante.

Com as demais vacinas, o esquema vacinal básico contra a Covid-19 está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

Multivacinação infantil
Ainda nas AMAs/UBSs Integradas, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Campanha contra poliomielite
A campanha de vacinação contra a poliomielite segue para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal. Afinal o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece de segunda a sábado nas unidades de saúde da rede municipal. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 18 de março de 2023 (sábado)

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.