Notícias

Imagem produzida por estudante da Rede Municipal é destaque nas redes sociais

"O Último Recreio” é uma releitura da obra “A Última Ceia” e surgiu após projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes

De Secretaria Especial de Comunicação

O estudante do 7º ano, Daniel dos Santos Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, produziu uma releitura da obra “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci que viralizou nas redes sociais. Intitulada “O último recreio”, a produção do aluno ganhou destaque nos últimos dias.

A iniciativa teve início com o projeto “Releitura do Renascimento”, ação coordenada pela professora de História da unidade, Silvana Maria, que ocorreu pela plataforma on-line Google Classroom durante o mês de julho. O objetivo era proporcionar aos estudantes o conhecimento das obras de grandes artistas renascentistas a partir de um contexto histórico, político, econômico, social e cultural, potencializando o trabalho de acordo com a visão de mundo de cada estudante, estimulando a criatividade e a sensibilidade.

Na primeira etapa, os alunos assistiram a um vídeo produzido por uma turma da unidade em 2019, no formato de um jornal, onde estudantes faziam entrevistas e falavam sobre obras renascentistas. Após a exibição, as turmas interagiram escrevendo um comentário sobre o que foi assistido.

Dando continuidade ao projeto, cada jovem escolheu uma obra do renascimento e, seguindo sua criatividade, visão de mundo e sensibilidade, deveria fazer a releitura da obra escolhida.

Por fim, a última etapa deste trabalho consistiu em assistir novamente ao vídeo citado anteriormente e escolher um dos temas oferecidos para fazer a sua própria apresentação on-line. Cada estudante pôde se caracterizar como um dos renascentistas e enviar uma foto pela plataforma, produzindo um breve vídeo usando a criatividade para mostrar o que aprendeu.

 

Ações do documento